Últimas

AO VIVO | APOIE

Você e Meio Ambiente – O que você pode fazer por ele?

quinta-feira, 22 de agosto de 2013
“Meio ambiente corresponde não só ao meio físico e biológico, mas também ao meio sócio-cultural e sua relação com os modelos de desenvolvimento adotados pelo homem”. 
Tratar o meio ambiente como fonte de energia necessária à manutenção de todas as formas de vida é reconhecer que todos nós e, principalmente, os seres humanos detentores do poder de sua exploração dependem desta fonte de energia para a sobrevivência. 
Consequências da poluição em rios
- Com todo esse material que é jogado no rio o que é atingido primeiramente são os peixes, e o restante das espécies encontradas nos rios. Isso acaba com o ciclo que os animais precisam para sobreviver;
- Afeta diretamente os lençóis freáticos, que é onde nascem as nascentes;
- Quando há muita poluição os rios podem transbordar e assim causar enchentes prejudiciais aos moradores próximo;

- O nível de doenças que são encontrados nos rios aumenta e muito, por isso é necessário que não se tenha a poluição.
Locais para depositar o lixo
Uma pessoa que se preocupa com o meio ambiente pensa sempre onde irá jogar o lixo. Existem em todas as cidades locais corretos para jogar os lixos, sendo eles plásticos, vidro, alumínio, dentre os demais. Nas escolas e diversos locais em cidades são colocados os tambores de lixos para que dê o incentivo de que as pessoas joguem o lixo em local correto, porém infelizmente isso não ocorre.
Os mais encontrados nos rios são os resíduos de materiais de construções, onde as pessoas não possuem condições financeiras para alugar caçambas de lixos e então jogam tudo em rios e terrenos baldios.
Existem saídas e formas para que a humanidade mude a sua relação com a natureza?

É claro que existem. E tudo precisa começar dentro de nossa própria casa. O diálogo entre as pessoas dentro de casa pode ser uma boa maneira para reflexão sobre a educação dos filhos. Como fazer para que as novas gerações desenvolvam um olhar consciente sobre o mundo? A forma mais fácil das crianças adquirirem conceitos como o respeito pelo outro, a preservação meio ambiente e todos as outras características necessárias para a formação de cidadãos de bem é a educação. Sempre ouço meus professores dizerem que não há mudança que não passe pela educação.

Todo mundo sabe que não se deve desperdiçar água ou deixar a luz acesa, no entanto, se esses conceitos forem ensinados desde a infância, transformam-se em hábitos e não mais em uma obrigação.
As mães, pais, irmãos mais velhos, professores, adultos de hoje podem contribuir para que as crianças se tornem cidadãos conscientes no futuro:

1. Explicar às crianças que a água não começa na torneira e nem termina no ralo, mas que vem da nascente de um rio e acaba em um esgoto. Mostrar qual a importância da preservação da água. Mostrar que é na água que vivem os peixes e outros animais ajuda as crianças a se aproximarem mais dessa causa;

2. Aproveitar os finais de semana para, ao invés de levar as crianças somente ao shopping, fazer passeios ao ar livre, como em parques e sítios para que elas tenham contato com a natureza; subir e descer das árvores, brincar na grama e com animais ou outras atividades semelhantes são divertidas e facilitam ao adulto explicar a importância da natureza;

3. Ensinar que o lixo deve ser jogado no lixo e não nas ruas, além de incentivá-las a separar o material que pode ser reciclado e estimular às crianças a montar brinquedos de sucata. Jamais jogue lixo no chão na frente do seu filho. Pontas de cigarro jogadas fora do cinzeiro também são um péssimo exemplo;

4. Falar na hora das refeições para que coloquem no prato o essencial, evitando o desperdício de comida, alertando sempre que no mundo existem muitas pessoas que não tem com o que se alimentar. Brincadeiras com a comida, explicando de onde vem as frutas, verduras e legumes por exemplo, geram maior identidade do alimento que está no prato com o meio ambiente;

5. Pedir que sempre apaguem a luz, evitando o gasto excedente de energia elétrica; esta tarefa é das mais difíceis, mas vale a pena gastar um pouco de tempo para garantir que não haja desperdício.


São pequenos hábitos que podem ajudar na manutenção da vida no planeta.


Fontes de pesquisa: 
Almanaque Abril (on-line) 
http://www.brasilescola.com.br (biologia) 
http://www.jornaldomeioambiente.com.br