Últimas

AO VIVO | APOIE

Secretário de Saúde de Piracuruca responde as acusações sobre supostas perseguições contra dentistas

sexta-feira, 8 de novembro de 2013
A Secretaria Municipal de Saúde esclarece a quem interessar que, ao contrário do que muitos reclamam, jamais houve nesta gestão qualquer tipo de perseguição a quaisquer servidores. Porque sempre tratou a todos os servidores com respeito e igualdade, dando-lhes totais condições de trabalho e religiosamente pagando seus salários em dia. Porém, a problemática toda está no fato da gestão requerer que os dentistas cumpram suas cargas horárias.
É de conhecimento de todos os piracuruquenses, que estávamos reformando e ampliando 08 (oito) postos de saúde dos 10 (dez) existentes – no período de maio/2013 a setembro/2013; durante este intervalo de tempo, por termos apenas 04 (quatro) consultórios funcionando, eles tiveram um horário diferenciado, devido necessidades impostas pelas intervenções das reformas.
Entretanto, agora que as obras foram concluídas e os postos foram devidamente entregues e estão funcionando plenamente, os profissionais devem voltar a cumprir expediente normal, conforme contrato. No entanto, de forma surpreendente, eles se recusam a trabalhar.
Veja quanto a produtividade deles caíram quando da reforma, pois no primeiro quadrimestre tivemos mais de 8.600 procedimentos realizados em odontologia, e já no segundo quadrimestre – durante o período de reforma, apenas 6.500 procedimentos.
Não podemos privilegiar uma determinada categoria em detrimento das demais. Sendo assim, a gestão apenas busca fazer cumprir seus direitos como contratante, em prol do interesse público e de acordo com a legislação. Assim, não é possível que os dentistas trabalhem somente até quarta-feira como eles reivindicam.
Ora, como os dentistas fazem parte da Estratégia de Saúde da Família, eles têm por obrigação trabalhar as 40h semanais. Tal carga-horária estava claramente estabelecida no edital do certame ao qual eles se submeteram e, também é ratificada pela Portaria do Ministério da Saúde que trata do assunto.
O que se busca é a moralização e a eficiência no serviço público, tudo com o objetivo de atender da melhor forma possível a todos os piracuruquenses e quem mais necessitar, muito embora alguns estejam tão somente preocupados em ganhar mais dinheiro em seus consultórios, a gestão tem a finalidade de fazer com que os mais necessitados sejam atendidos.
Valderi M. Carvalho
Secretário Municipal de Saúde