Dois alunos da UFPI são investigados pela PF por fraude em vestibulares
Dois alunos da Universidade Federal do Piauí estão sendo investigados pela Polícia Federal na Operação Apollo que investiga quadrilha suspeita de fraudar o Exame Nacional do Ensino Médio, vestibulares e o ingresso em universidades públicas pelo sistema de cotas. Na sexta-feira (14), policiais cumpriram mandado de busca e apreensão na Diretoria Administrativa e Acadêmica (DAA) da UFPI. A operação foi realizada simultaneamente no Piauí e outros dois estados.
Em nota enviada à imprensa, a administração superior da UFPI informou que todos os documentos solicitados pela Polícia Federal foram entregues. A instituição esclareceu ainda que “não tem qualquer participação na elaboração, fiscalização e correção do Exame Nacional do Ensino (ENEM), e que apenas cede o espaço e utiliza o resultado como processo seletivo de ingresso via Sistema de Seleção Unificada (Sisu)”.
Toda a investigação corre em segredo de justiça. Segundo a PF, o esquema criminoso tinha seu centro de atuação na região do Cariri, no Sul do Ceará. Os fraudadores direcionavam a sua atuação aos candidatos interessados em ingressar no curso de medicina de universidades públicas. A investigação da Polícia Federal foi iniciada há 13 meses e, além das prisões realizadas nessa sexta-feira, os agentes prenderam em flagrante dois candidatos do Enem no último sábado (8) na cidade de Juazeiro do Norte.
Vazamento de tema de redação
No Piauí, a PF abriu na quinta-feira (13) um inquérito para apurar o suposto vazamento da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio. Estudantes denunciaram que teriam recebido pelo aplicativo Whatsapp às 10h47 do domingo, uma hora e 13 minutos antes da aplicação do teste, uma imagem contendo o tema da redação. Segundo a PF, foi solicitada a perícia do celular do candidato que fez a denúncia e de outros envolvidos no caso.
No entanto, a polícia ainda não informou se a Operação Apollo também envolve as denúncias de vazamento de imagens da prova de redação antes da realização do teste no domingo (9).
Fonte: www.g1.globo.com
Poste seu comentário