Os processos de quem está se preparando para tirar a carteira nacional de habilitação (CNH) em Piracuruca e municípios vizinhos estão vencendo por falta de avaliadores. A alegação é que não estaria sendo disponibilizado combustível para o deslocamento e o pagamento das diárias estaria atrasado por parte do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
A falta de examinadores está atrasando o trabalho das auto escolas, principalmente, no tocante aos processos de renovação e primeira CNH, que estão vencendo.
Donos de auto escola da cidade de Piracuruca, dizem que os examinadores não comparecem nem é dada nenhuma satisfação aos que estão esperando pela avaliação.
O Detran de Piracuruca não tem autonomia para avaliar o exame final da CNH, por isso, o departamento desloca avaliadores todos os meses para o município.
Um dos instrutores da mais conhecida Auto Escola de Piracuruca fala do problema que está afetando todo Estado em especial Piracuruca, "Com a aproximação da mudança de governo esta situação se agravou e está prejudicando toda a atividade da Auto Escola, pois somos a empresa no seguimento com o melhor conceito no mercado municipal e devemos zelar por este reconhecimento, mas infelizmente o Detran não está proporcionando este suporte aos avaliadores, prejudicando a comissão em emitir as Carteiras de Habilitação, hoje o aluno que quiser realizar os exames como a baliza deve encaminhar-se para Teresina, causando transtorno ao interessado e muitas vezes é tardio a autorização".