Vários casos de catapora foram evidenciados no município de Piracuruca, existe relatos que em alguns colégios os pais mesmo tendo conhecimento da infecção que acomete seus filhos, levam as crianças para sala de aula podendo infectar outras mais, já que se trata de uma doença altamente contagiosa.
A varicela ou "catapora" como é mais comumente conhecida, caracterizada por surgimento de manchas avermelhadas na pele e que, na maioria dos casos, se alastra por todo o corpo. Após algumas horas, começam a aparecer bolhas pelo corpo, evoluindo rapidamente para fluido purulento (com pus) e posteriormente forma crostas, isso dentro de três a quatro dias. Pode ocorrer febre moderada.
A principal característica clínica da enfermidade é o formato das lesões na pele, que se apresentam nas diversas formas evolutivas, acompanhadas de coceira. Em crianças, geralmente, é uma doença benigna e que desaparece em algumas semanas.
Tratamento
Na maioria das vezes, manter a criança confortável enquanto o corpo combate a doença sozinho é o suficiente. Evite levar seu filho à escola ou à creche, uma vez que a doença é altamente contagiosa e outras crianças poderão ser infectadas.
Já foram desenvolvidos medicamentos antivirais seguros. Para que apresentem a melhor eficácia possível, eles devem ser ministrados em até 24 horas após o surgimento das erupções.
Em alguns casos, a catapora não exige tratamento, pois pode desaparecer por conta própria. Nesses casos, o médico poderá apenas descrever medicamentos para aliviar a coceira.
Descrição do tratamento: www.minhavida.com.br