Últimas

AO VIVO | APOIE

Quase metade dos veículos do Piauí estão em situação irregular

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015
O Departamento Estadual de Trânsito divulgou nesta sexta-feira (23) que quase metade dos veículos da frota do Piauí estão com a documentação irregular junto ao órgão. Segundo dados de 2014 a frota atual é de 947.917 veículos e 47,05% estão nesta situação. Destes, 53,65% circulam no interior e 40,99% na capital. O diretor geral do Detran, Arão Lobão, afirmou que o órgão pretende intensificar a fiscalização ainda neste primeiro semestre.

"Realizaremos ações como as blitz acompanhadas pela Escola Piauiense de Trânsito, alertando aos condutores sobre a importância em respeitar as regras de trânsito, como dirigir dentro do limite de velocidade permitida, usar os equipamentos de segurança, dando destaque ao uso de capacetes pelos motociclistas”, pontuou.

As motos estão em número elevado na frota do Piauí, representando 47,75% (452.682) do total. Em seguida vem os automóveis com 281.908 veículos registrados. Teresina, Parnaíba e Picos são as cidades que detêm as maiores frotas. A capital possui 43,24% da frota do Estado com 409.965 veículos, sendo a sua maioria automóvel (177.428), com 43,27% do total de conduções. Em segundo lugar estão as motos com 35,2% da frota da capital. No interior o número de motos representa 32,52% da frota total de veículos.

O diretor acrescentou ainda que pretende reduzir o número de acidentes, através da fiscalização e educação de trânsito. "Estamos realizando um estudo com o intuito de permitir a regularização dos veículos automotores do Piauí, inclusive, com facilitação do pagamento para usuários de menor poder aquisitivo", destaca.
Habilitações
Segundo o órgão, até dezembro de 2014 foram emitidas 125.150 carteiras de habilitação. Entre os documentos mais procurados estão a CNH definitiva, a primeira habilitação AB  e emissão da 2° via.


De acordo com o relatório do órgão, foram entregues 22.730 CNH’s definitivas. Para adquirir esta carteira, o proprietário do veículo deve pagar uma taxa no valor de R$ 81,30 e solicitar o processo de mudança de carteira provisória para permanente.


No ranking das modalidades mais procuradas, a segunda colocação fica por conta da primeira habilitação AB com 19.340 carteiras emitidas. Para a primeira habilitação, os interessados devem procurar um Centro de Formação de Condutores (CFC), ir a um posto do Detran, agendar exame psicotécnico e médico, além das provas de baliza e percurso.

Já a 2° via da habilitação registrou 6.646 emissões. Para realizar essa solicitação, o Detran oferta o serviço online, que proporciona mais agilidade aos usuários. Para ter acesso ao benefício, basta acessar o site do Detran-PI, o link do processo Mudança de Permissão para CNH ou Segunda Via de CNH, e preencher os campos referentes ao CPF, número de registro e local de coleta, referente a qual unidade do Detran o solicitante deseja retirar a nova habilitação.

Já as 8.909 carteiras restantes emitidas se configuram entre primeira habilitação categoria A, primeira habilitação categoria B e carteira estrangeira.

Fonte: www.cidadeverde.com