Últimas

AO VIVO | APOIE

Semar suspeita que Piauí tenha mais de 20 mil poços ilegais

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015
O superintendente de recursos hídricos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Romildo Mafra, disse hoje (10) durante entrevista, que o Piauí possui mais de 20 mil poços sem cadastro na secretaria. Atualmente, segundo o órgão, apenas 4 mil possui controle da Semar.

"Nós temos um dado oficial de 4 mil poços cadastrados no Piauí, mas a própria CPRM (Serviço Geológico do Brasil) diz que temos 28 mil. Não sabemos se esses poços são clandestinos ou não. A Semar começou a fazer esse registro desde 2006. Nós estamos preocupados é com o controle dessas perfurações. Se nós temos cadastrados 4 mil e outro órgão tem 28 mil, a chega a conclusão que esses poços podem ser até clandestinos", informa.
De acordo com Romildo Mafra, tramitam na Semar mais de 2 mil pedidos de outorga de água (autorização para usar a água) da Codevasf, Funasa, Sudene, Dnosc, Agespisa, prefeituras. "A demanda é grande, temos mais de 2 mil processos, como não atendemos na urgência que o caso requer, as pessoas até abrem poços por conta própria", declara.

Segundo ele, a situação preocupa, já que a política nacional de recursos hídricos prevê a compatibilização a disponibilidade do recurso hídrico com as demandas para os diversos usos. "Quanto mais você usa á água do aquífero, mais a água desce, precisamos ter o controle disso", finalizou.

Fonte: www.cidadeverde.com