Últimas

AO VIVO | APOIE

TRE julga recurso que pode cassar o mandato do vereador João Alberto em Piracuruca

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015
Entrou na pauta de julgamento do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) da próxima terça-feira (24) um Recurso Criminal Eleitoral em face do vereador João Alberto de Carvalho Machado, popularmente conhecido no município de Piracuruca como prof. João Alberto (PT).

O recurso foi proposto pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) em virtude de decisão desfavorável do juiz Rogério de Oliveira Nunes da 21ª zona eleitoral que negou o pedido de cassação do vereador por ter cometido crime tipificado no art. 299 do Código Eleitoral cominado com o art. 69 do Código Penal.

Na eleição de 2012 o vereador foi acusado pelo MPE de ter oferecido aos eleitores José Rodrigues de Brito um milheiro de tijolões e Areolino Rodrigues de Brito uma carrada de piçarra. No entendimento do MPE, no bojo do processo ficou evidenciado o crime de corrupção eleitoral. A famosa compra de votos.

O procurador eleitoral Leonardo Carvalho Cavalcante emitiu parecer pelo provimento do recurso a fim de reformar a decisão absolutória e condenar o vereador a perda do mandato, pena de até 4 anos de reclusão e pagamento de multa.

O relator do recurso no TRE é o juiz José Wilson de Araújo Júnior.
Fonte: www.gp1.com.br

Além dessa repercussão negativa para sua vida política, o vereador João Alberto foi referência em outro portal de grande visualização no Estado, o portal 180 Graus postou a seguinte matéria "Juiz vota para receber denúncia contra vereador acusado de compra de votos".