Últimas

AO VIVO | APOIE

Sem regularidade das chuvas barragem de Piracuruca ainda está longe de sangrar

segunda-feira, 13 de abril de 2015
Mesmo que a vista do rio represado na barragem de Piracuruca seja mais animadora do que em outros anos, ainda está longe de atingir o limite de sangria.

Com chuvas irregulares não tem como realizar uma estimativa se será possível elevar o nível do rio a um ponto que este ano a barragem transborde. A última medição realizada neste final de semana (12/04), constatou uma distância de 60cm para que houvesse esta sangria do rio.
Barragem do rio Piracuruca
Iran Machado - Historiador
O portal PIRACURUCA AO VIVO entrou em contato com o historiador Iran Machado, que é uma referência e uma fonte de conhecimento sobre a região dos Cocais, muito solícito nos informou um pouco mais sobre as características pluviométricas do município. 

A última vez que o Rio Piracuruca elevou o nível ao ponto de transbordar a barragem foi no ano de 2009, período em que uma enchente devastou vários empreendimentos localizados a margem do rio, como o Complexo Turístico Prainha, naquele ano foi decretado estado de emergência pela Defesa Civil, devido aos estragos causados.
Enchente do Rio Piracuruca em 2009 | Foto: www.piracurucaweb.blogspot.com.br
No ano seguinte realizaram um reparo na estrutura da barragem, onde o procedimento resultou num profundo esgotamento do rio, diminuindo drasticamente seu nível. Este foi um dos motivos para que ainda hoje o rio apresente esta dificuldade, o outro é devido a baixa média pluviométrica do ano de 2010 até este dia.

Segundo informações colhidas no INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), a média de precipitação pluviométrica é de 1.220mm anuais, o período chuvoso no município inicia timidamente em dezembro e pelo mês de junho há uma forte redução, no período de fevereiro à abril ocorre a maior concentração de chuvas do ano.
Rio Piracuruca
Levando em consideração estes dados, provavelmente este será mais um ano que os piracuruquenses não poderão apreciar este espetáculo da natureza, mas vale informar que a cada ano o volume do rio vem aumentando e que este limite vem diminuindo, sinal que ele esta se recuperando do esgotamento realizado.
Rio Piracuruca