Últimas

AO VIVO | APOIE

“Janela” agrada políticos, mas preocupa direções de partidos que temem debandada

sexta-feira, 10 de julho de 2015
No encerramento da primeira parte da reforma política, a Câmara dos Deputados aprovou uma emenda à Constituição que abre um período de trinta dias para que deputados federais e estaduais e vereadores possam trocar de partido sem perderem seus mandatos. É a chamada “janela política”, que permite o troca-troca eleitoral sem risco de perda de mandatos.

No Piauí, essa possibilidade tem criado expectativas nos parlamentares insatisfeitos com seus partidos e já causa preocupação nas legendas que correm o risco de sofrerem grandes perdas. Em Piracuruca várias lideranças políticas do município dão como certa esta mudança e já articulam adesões a outras siglas, devido a insatisfação gerada pela atual presidência de seus partidos.
Estas lideranças estariam esperando apenas a abertura da “janela” em agosto. Caso a “janela” não se concretize, os parlamentares com mandato poderão mudar apenas para siglas em fase de criação.

Esse seria o caso de partidos como o PL, MDB e PSL. Esses partidos precisam de pelo menos 480 mil assinaturas e devem pedir o registro de criação junto ao Tribunal  Superior Eleitoral (TSE) apenas no mês de agosto após o retorno do recesso.