Últimas

AO VIVO | APOIE

Piauí: Campanha da nota fiscal proposta pelo governo começa hoje

quarta-feira, 1 de julho de 2015
O governador, Wellington Dias (PT), e o secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, lançaram nesta terça-feira (30/06) o programa “A nota piauiense vale uma nota”. Durante a solenidade, Wellington falou sobre a necessidade da aprovação de uma reforma tributária no país e a redução do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Wellington Dias defendeu o Imposto de Valor Agregado (IVA) para aumentar arrecadação de Estados como o Piauí. “Quando eu era parlamentar eu defendia a reforma tributária. Chegamos perto, mas não foi possível. É preciso que os Estados mais pobres possam arrecadar mais. Queremos a igualdade tributária”, disse.

A expectativa do Estado é que ocorra um incremento de R$ 200 milhões na arrecadação própria com o programa do CPF na nota. “Os consumidores que pedirem para colocar o CPF na nota terão muitas vantagens como até mesmo concorrer a prêmios”, justificou o governador lembrando de exemplos bem sucedidos como de São Paulo e Brasília.
A campanha começa a valer a partir de hoje quarta-feira (01/07). O sorteio dos prêmios deverá ocorrer dia 1º de setembro. A premiação deve chegar a R$ 200 mil por mês.

SONEGAÇÃO

O secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, destacou a importância do projeto e afirmou que não existem números sobre quanto o Piauí perde com a sonegação. “Não temos dados do Piauí, mas recordo de um estudo na América Latina que avalia que cerca de 46% de impostos são sonegados. Pesquisas mostram que no Brasil, essa taxa gira em torno de 40%”, disse.
Rafael defende que com o programa o próprio consumidor poderá ajudar o Estado a combater a sonegação. “O próprio consumidor vai ser um fiscal dos impostos e controlar a sonegação desses valores. Os recursos arrecadados vão para o bolo do tesouro”, comentou.

Fonte: O Olho