Últimas

AO VIVO | APOIE

Plenária define melhorias para a saúde pública em Piracuruca

sábado, 4 de julho de 2015
O Conselho Nacional de Saúde (CNS), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, deliberou a realização da 15ª Conferência Nacional de Saúde (15ª CNS) em 2015 com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”. O tema propõe o debate da saúde pública defendendo o direito à cidadania, em contraposição à mercantilização e privatização. 

A proposta também é debater o enfrentamento das desigualdades e iniquidades na saúde, em defesa dos princípios constitucionais do Sistema Único da Saúde (SUS). Todos os municípios brasileiros devem debater os eixos temáticos e adequar às demandas das redes públicas municipais de saúde.
Márcia Alcioneide do Conselho Estadual de Saúde
Plenária Municipal da Saúde foi convocada pela presidente do Conselho Municipal da Saúde de Piracuruca, Ana Rosa Célia Ribeiro Castro e aconteceu no auditório da Unidade Escolar Presidente Castelo Branco, na quinta-feira (2) de julho. Participaram da Plenária, Márcia Alcioneide do Conselho Estadual de Saúde, representantes das escolas públicas e privadas de Piracuruca, Ministério Público, Tribunal de Justiça, vereadores e entidades de classe.
Plenária Municipal da Saúde
A saúde em Piracuruca tem gestão plena. Contudo, o prefeito Raimundo Alves Filho, esclarece que os recursos enviados pelos governos, Estadual e Federal, não são suficientes para cobrir os custos de toda a rede de saúde no município.

“Planejamento, estratégia e ação. É dessa maneira que conseguimos gerir os recursos federais, estaduais e municipais para ofertar à população de Piracuruca e dos municípios circunvizinhos um padrão de qualidade para consultas, exames e tratamentos. A plenária é espaço para avaliarmos se as nossas estratégias estão corretas e de que maneira poderemos avançar para melhorar a saúde de Piracuruca”, explica.

Em Piracuruca 90% dos atendimentos são financiados pelo SUS
A rede de saúde em Piracuruca é composta pelo Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), Hospital Municipal, Pronto Socorro, Maternidade Municipal, Centro Médico de Piracuruca (Cemepi), Centro de Fisioterapia de Piracuruca (Cefipi) e Unidades Básicas de Saúde (Ubs) nas zonas urbana e rural, cobrindo todo o território piracuruquense.
Presidente do Conselho Municipal da Saúde de Piracuruca, Ana Rosa Célia Ribeiro Castro
O principal debate levantado na Plenária foi quanto ao financiamento público da saúde. As propostas que foram debatidas são sugeridas pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) para todos os municípios brasileiros. “Cada município adéqua as temáticas à realidade da sua rede de saúde”, explica Ana Rosa Célia Ribeiro Castro, presidente do Conselho Municipal da Saúde de Piracuruca.

A Plenária da Saúde em Piracuruca debateu os eixos temáticos: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação e Controle Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS e Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS.
Secretário Municipal de Saúde, Valderi Machado
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Valderi Machado, em Piracuruca 90% dos atendimentos na rede de saúde são financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Por conta disto, debater as condições de financiamento e as estratégias para otimizar o atendimento ofertado pelo SUS no município é essencial”,encerra.
Plenária Municipal da Saúde
Fonte: ASCOM