Com uma frota de 985.180 veículos, sendo 292.292 automóveis e 470.289 motocicletas, os números de acidentes tem crescido de forma absurda no estado do Piauí. A situação é mais agravante quando o assunto é direcionado para o interior, onde praticamente não existe fiscalização e as autoescolas operam de forma irregular e ineficiente.
Números disponibilizados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) revelam que atualmente o estado possui 164 centros de formação de condutores, sendo 73 deles em Teresina. Para o Detran-PI, um dos principais causadores desse grande número de acidentes é a má formação dos condutores, que está condicionada diretamente à orientação disponibilizada pelos centros de formação.
O diretor de habilitação do Detran-PI Venâncio Cardoso, destacou que será exigido a partir desse mês um índice de 60% de aprovação dos alunos nos exames práticos e teóricos. Caso a meta não seja alcançada, a autoescola poderá ser multada e consequentemente fechada.
FISCALIZAÇÕES DE AUTOESCOLA
Como parte desse processo, o Detran-PI planeja iniciar uma série de inspeções nas autoescolas do Piauí. As fiscalizações devem iniciar já neste segundo semestre.
"O Detran-PI, através da diretoria de habilitação, está em contato direto com os donos e representantes de autoescolas. Há sempre reuniões a fim de discutir assuntos de interesse da categoria, esclarecer alguns procedimentos que serão implantados pelo órgão com o intuito de melhorar o relacionamento das autoescolas com os clientes do órgão. Além de exigir a adequação ao cumprimento das regras do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e/ou Departamento no Estado", explicou.
Ainda segundo Venâncio Cardoso, o Detran-PI exige que os alunos tenham uma carga horária mínima de 45h/aula teóricas, onde os mesmos aprenderão matérias relacionadas ao processo de habilitação. Essas aulas devem ser ofertadas integralmente pela autoescola. Fora isso, outras 25h/aula práticas devem ser cumpridas pelo candidato. Nesse quesito, o aluno irá adquirir a prática sobre a direção veicular.
CURSOS
Mesmo cumprindo toda a carga horária de aulas ofertadas pelas autoescolas, e ainda assim, o aluno sair sem ter uma capacitação mínima para conduzir com independência um veículo, o Detran-PI disponibiliza de cursos para esses motoristas. A intenção, segundo Venâncio Cardoso e deixar os recém formados devidamente aptos para andarem com autonomia.
"O Detran-PI oferta cursos para os condutores recém formados como para os que tem seu veículo como instrumento de trabalho, como cursos de iniciação à superação do medo de dirigir, cursos para condutores de veículos emergenciais, cursos de capacitação de mototaxistas e moto frentistas, dentre outros", completou.
FRAUDE NAS HORAS/AULA
Uma prática comum e que deve ser combatida pelo Detran-PI é a falta dos alunos nas aulas teóricas dentro das autoescolas. Alguns centros de formação burlam a Lei Federal e fraudam o sistema de biometria usado pelo Detran.
Neste caso, alguns instrutores deixam de cobrar a presença daqueles alunos que já possuem uma noção prática de direção. Mesmo sendo uma carga horária obrigatória, alunos marcam a digital, abrem a aula, vão embora e voltam para fechar a aula.
De acordo com o Detran-PI a fiscalização que será realizada neste segundo semestre também irá combater essa prática. "Não aceitamos que isso seja feito. Estamos iniciando esse processo de fiscalizar para punir tal prática". Mesmo assim, é difícil o trabalho, já que não um controle ou fiscalização constante dentro de todas as autoescolas.
Por outro lado, Venâncio garante que através da biometria digital é possível saber se o candidato concluiu a carga horária exigida. "O Detran sabe se o candidato concluiu a carga horária exigida e durante as fiscalizações diárias nas autoescolas se o aluno realmente está em sala de aula", garantiu.
Um levantamento realizado pelo Hospital de Urgência de Teresina (HUT) revela que mais de cinco mil pessoas deram entrada no hospital em 2015 vítimas de acidentes de trânsito. Em 2014, segundo o projeto Vida no Trânsito, 119 pessoas morreram em Teresina vítimas de acidentes, fora estes, 601 se feriram gravemente.
De acordo com o educador de trânsito José Alberto Brito, o crescimento no número de acidentes está ligado diretamente à má formação do condutor. Para ele o problema é de educação e deve ser tratado desde os primeiros anos na escola.
PIAUÍ É LÍDER NACIONAL EM ACIDENTES DE MOTOS
Outro levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, revela que o Estado do Piauí é o líder nacional em um ranking de mortos por acidentes com motocicletas.
De acordo com os dados, são 21 óbitos a casa 100 mil pessoas. Atualmente só em Teresina a frota de motocicletas é de 149.100. Dados estaduais apontam que a frota de motocicletas em é de 470.289.
Fonte: www.oolho.com.br
Em Piracuruca a Auto Escola Habilite tem o melhor percentual de aprovação da região norte do Estado, no último exame (25/07) realizado em Piripiri, a auto escola atingiu um percentual de 87,5% de aprovação, não pense duas vezes, tenha segurança e credibilidade aliada ao seu exame de CNH.
AUTO ESCOLA HABILITE TEM UM EXCELENTE PERCENTUAL DE APROVAÇÃO NO PIAUÍ
Auto Escola Habilite tem o melhor percentual de aprovação |
Baliza realizada em Piripir no dia 25 de julho |