Últimas

AO VIVO | APOIE

Policias a paisana desmontam esquema de comércio ilegal de combustível em Alto Alegre

quinta-feira, 10 de setembro de 2015
Na noite desta última quarta-feira (09/09), uma operação realizada por policiais do município de Barras, desarticulou um esquema de comércio ilegal de óleo diesel, óleo vegetal e Arla 32 na localidade Alto Alegre, que fica a 34 km de Piracuruca.
Caminhões flagrados despejando os produtos
Através de denúncia anônima uma equipe de policiais do município de Barras foi acionada, para desarticular um comércio clandestino, onde motoristas de caminhões que transportavam óleo diesel, óleo vegetal e Arla 32, e que faziam parte do esquema, paravam em um restaurante chamado "Beira Rio", que fica às margens da BR-222, e através de um sistema de mangueiras e moto bomba, o produto era retirado dos tanques de armazenamento da carga e acondicionados irregularmente em diversos toneis, para posterior venda clandestina.
Mangueira com resquícios de combustível em seu interior
O produto era comprado dos motoristas a um valor bem abaixo do mercado, a quantidade retirada era reposta com água e o caminhão seguia sua rota após finalizada a negociação.
O óleo diesel era adulterado também nos toneis com adição de água; o óleo vegetal (cozinha), que é utilizado para consumo humano, era contaminado pois o mesmo sistema de mangueira que bombeava o óleo diesel também era utilizado para retirar o óleo vegetal e posteriormente comercializado no próprio restaurante e em demais lugares.
O óleo vegetal era comercializado em garrafas PET de 2 litros
Os policiais a paisana ao comprovar a ação criminosa, deram voz de prisão ao proprietário do restaurante, conhecido como "Manoel Antonio", sua esposa e a dois motoristas de caminhões que estavam despejando a carga naquele momento, o filho do dono do restaurante conseguiu se evadir do local, mas uma pickup Saveiro vermelha, que é de propriedade do mesmo foi apreendida, ele permanece foragido.
Restaurante às margens da BR-222, onde parte da carga era desviada
Assim que o esquema foi desarticulado, a polícia de Piripiri e de Piracuruca foram acionados para prestar apoio, toda carga apreendida foi encaminhada para o município de Piracuruca assim como os envolvidos, que permanecem presos e prestando depoimento ao delegado Ricardo Oliveira.
Moto bomba utilizada para retirar os produtos dos tanques de armazenamento dos caminhões
O sistema criminoso era bastante articulado, segundo informações já funcionava há vários anos em Alto Alegre e em mais locais existem o mesmo esquema, a equipe de inteligencia da polícia iniciará as investigações e irá se aprofundar ainda mais no caso, onde existem outros caminhoneiros envolvidos.
Motoqueiros faziam ronda em frente ao restaurante observando a ação dos policiais
Movimentações estranhas de motoqueiros em frente ao restaurante chamou atenção dos policiais, que tentaram abordar um deles e o mesmo fugiu do local.
Canos utilizados para conduzir o produto desviado, sendo retirados do chão, onde estavam escondidos
Ao concluir a remoção de todo material apreendido, a polícia arrancou do chão todo o sistema que fazia a condução dos combustíveis aos toneis de armazenamento.