Últimas

AO VIVO | APOIE

Queimada criminosa ganha maiores proporções e destrói serraria em Piracuruca

sexta-feira, 18 de setembro de 2015
Na tarde desta última quinta-feira (17/09), por volta das 13:30h, mais uma queimada criminosa em um terreno no município de Piracuruca, no bairro Baixa da Ema, deixou um rastro de destruição, desta vez ainda mais grave, onde vitimou o dono de uma serraria, que viu todo seu estabelecimento ser destruído pelas chamas.
Propriedade do senhor "Chico da Rosa", onde deu início a queimada
O início do incêndio se deu após um cidadão que não teve o nome revelado, ser contratado para limpar o terreno do senhor conhecido como "Chico da Rosa", a vegetação tomava de conta da propriedade, em uma ação praticada comummente no município para agilizar o serviço, e que é criminosa, este cidadão ateou fogo na área, em um período seco como este as chamas saíram do controle e invadiram propriedades vizinhas, fagulhas caíram sobre as serragens da movelaria onde deu início o grande incêndio.
A serraria ficou completamente destruída
O cidadão Mariel Brandão, dono do estabelecimento, recebeu a terrível notícia de que sua serraria estava sendo tomada por um incêndio, ao chegar no local moradores vizinhos ajudavam da maneira que podiam o empresário, com baldes d'água, na esperança de conter o fogo, infelizmente ao observar que o esforço estava sendo em vão só puderam ficar observando a destruição, muitas casas ao redor ficaram cobertas pela fuligem da queimada, além de causar pânico em todos os moradores vizinhos.
Senhor Mariel Brandão, proprietário da serraria
Segundo o senhor Mariel Brandão os prejuízos até o momento somam mais de R$ 30 mil, todos os equipamentos, a estrutura física e móveis que já haviam sido produzidos foram comprometidos, a destruição foi total, "Estou bastante abalado com tudo isso, aqui trabalhavam 4 famílias, hoje não temos a mínima condição de realizar qualquer serviço, é uma grande tristeza você vê tudo que batalhamos para ter virar pó", finalizou Mariel.
Em vários pontos na propriedade ainda existiam chamas
O irmão da vítima, o conhecido advogado Manoel Brandão, foi acionado para que pudesse entrar em acordo com o proprietário do terreno onde iniciou a queimada, o senhor "Chico da Rosa", o mesmo de forma amigável aceitou arcar com todo o prejuízo causado por esta ação. Ainda pela manhã desta sexta-feira (18/09), poderia se observar vários pontos da propriedade em chamas.
Queimada ocorrida no dia 04 de setembro de 2015 às margens da Av. São Vicente de Paula
Toda a área residencial próxima ficou afetada por esta queimada
Muitas ocorrências de queimadas vem prejudicando moradores em diversos bairros do município, ainda mais neste período onde qualquer faísca pode ocasionar em grandes incêndios, gerando terríveis prejuízos a saúde e a bens materiais. Há algumas semanas pudemos registrar uma queimada em um terreno baldio que fica as margens da Av. São Vicente de Paula (BR-343), onde pessoas tiveram que sair de suas casas, pois a fumaça estava invadindo as residências, impossibilitando a permanência dos moradores, a situação foi agravada pois ao lado deste terreno existe um posto de combustível, esta irresponsabilidade poderia ter ocasionado uma tragédia.
A prefeitura através da Secretaria de Meio Ambiente, iniciou uma campanha contra esta prática criminosa, que a cada dia vem vitimando inúmeras pessoas, é uma ação de conscientização, onde está sendo ministrada palestras na escolas do município.