Últimas

AO VIVO | APOIE

Posto de Saúde Baixa da Ema realiza palestras do Novembro Azul

sexta-feira, 27 de novembro de 2015
A equipe da Unidade Básica de Saúde Baixa da Ema promoveu, na tarde dessa quinta-feira (26), uma palestra de conscientização sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento para o câncer de próstata. A ação faz parte das atividades alusivas ao Novembro Azul e reuniu homens que moram no bairro.

O médico Tiago Policarpo Gomes deu orientações de como tratar e cuidar da saúde masculina. "Os homens precisam cultivar o hábito da prevenção e assim evitar o surgimento de doenças como o câncer de próstata", relata.

A enfermeira Maria dos Remédios Brito explica que  Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Medicina Especializado de Piracuruca (Cemepi), oferece exames que diagnostica  o câncer de próstata. 

"O primeiro exame é o PSA -Antígeno Prostático Específico, exame de sangue usado como ferramenta para o diagnóstico da presença de câncer de próstata. O PSA é uma proteína encontrada no sangue que é específica para a próstata. O segundo exame disponível é o toque retal”, pontua a enfermeira.
Estes exames devem ser realizados ou solicitados por um médico urologista, anualmente, a partir dos 45 anos. Dessa forma, consegue-se detectar o câncer em fase inicial e ainda curável.
O pedreiro João Pedro de Carvalho, de 63 anos de idade, afirma que já realizou duas cirurgias de próstata. “Fiz os exames e consegui realizar as cirurgias a tempo. Nesta mesma época perdi um amigo quando residi em Itapevi, São Paulo. Ele descobriu a doença cedo, mas recusou fazer o tratamento e veio a óbito pouco tempo depois" encerra João Pedro.

Fonte: ASCOM