O Espaço Jovem funciona no casarão histórico Sá Palácio, no centro de Piracuruca, e, desde 2014, passou a oferecer cursos profissionalizantes voltados para professores, estudantes, gestores públicos e para a comunidade em geral. Os cursos são ofertados através do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Piracuruca.
Francisco Antonino, coordenador do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal |
No final do mês de novembro, foram certificados os alunos das turmas de Informática Básica e Digitação. Conforme explica o professor Francisco Antonino, coordenador do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Piracuruca, as aulas acontecem no turno da noite. “O Núcleo prioriza os cursos voltados para a área da informática, oferecendo aos alunos conteúdos atualizados que os ajudarão no desempenho de suas funções ou na busca por uma vaga no mercado de trabalho”, comenta o professor.
Luiz Carlos Júnior, secretário municipal de Juventude |
De acordo o secretário municipal de Juventude, Luiz Carlos Júnior, para o primeiro semestre de 2016 está prevista a abertura de mais duas turmas para os turnos manhã e tarde. “Abriremos turmas para o curso de digitação em vários horários. A oferta de cursos no turno da noite foi um pedido da comunidade, para dar oportunidade a quem trabalha durante o dia”, explica o secretário.
Mais serviços do Espaço Jovem
O espaço voltado para a juventude piracuruquense também conta com uma biblioteca pública com títulos atualizados e disponíveis para a pesquisa na sala de estudo ou para o empréstimo temporário. No Espaço Jovem também funciona uma academia com instrutores com formação técnica.
Para 2016, o secretário municipal de Juventude, Luiz Carlos Júnior, adianta que, através de um convênio entre o Ministério do Trabalho e Emprego e a Prefeitura de Piracuruca, o Espaço Jovem passará a oferecer a emissão de carteiras de trabalho. “É mais um serviço que ficará disponível para a comunidade, em especial aos jovens, que deixarão de ter que se deslocar até a capital ou Parnaíba para solicitar a carteira de trabalho”, encerra o secretário.
Fonte: ASCOM