Últimas

AO VIVO | APOIE

Gestantes de Piracuruca recebem orientações sobre microcefalia

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015
O Posto de Saúde Baixa da Ema promoveu uma palestra para as gestantes piracuruquenses com o objetivo de orientá-las quanto aos cuidados com a microcefalia. O encontro reuniu 28 grávidas e aconteceu na sede do posto, na última quinta-feira (10).
A enfermeira Maria dos Remédios Brito, que coordena o posto de saúde Baixa da Ema, explicou as características da doença e reflexos na saúde do recém-nascido. "O intuito desta ação é levar informação sobre os recentes casos de crianças nascidas com a microcefalia. O grupo de 28 gestantes estava com muitos questionamentos sobre a doença. O consumo de álcool, má alimentação e infecções no sistema nervoso central podem colaborar para o desenvolvimento de deficiências no feto”, destaca.

Maria dos Remédios Brito também recomendou alguns cuidados para as gestantes. “O pré-natal é primeiro passo, pois nele vamos acompanhar a saúde da gestante e do bebê. Além disso, é preciso evitar contato com pessoas com febre ou com manchas vermelhas pelo corpo, usar roupas longas e o repelente específico para grávidas, e evitar os possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti transmissor da febre chikungunya, zika vírus e a dengue”, lista a enfermeira.
Para a agente comunitária Patrícia Sousa Carvalho, a palestra foi de extrema importância, pois ajudou as gestantes piracuruquenses a esclarecer suas dúvidas sobre a doença e sobre os cuidados que devem adotar durante a gestação.

Fonte: ASCOM