Últimas

AO VIVO | APOIE

Piracuruca é primeiro lugar em transparência no Piauí, diz MPF

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015
Piracuruca obteve um índice de 7,4 no cumprimento da Lei de Acesso à Informação e está em primeiro lugar entre os municípios piauienses avaliados pelo Ministério Público Federal. O Índice Nacional de Transparência foi divulgado nesta quarta-feira (9), pelo MPF.  O município é o primeiro da lista, seguido pelo portal da transparência do Governo do Estado do Piauí, com 7,2 pontos, e de Teresina, com um índice de 6,9.

A divulgação dos números coincide com o Dia Internacional de Combate à Corrupção, celebrado nesta quarta-feira (9). O objetivo do projeto é estimular a clareza nas contas públicas para fortalecer a participação social no controle das receitas e despesas.
Prefeito Raimundo Alves Filho
Para o prefeito Raimundo Alves Filho, o resultado positivo para Piracuruca reflete a organização na gestão dos recursos públicos. “Informar com transparência os gastos com o dinheiro público é uma obrigação de todos os gestores. Ficamos contentes com o bom desempenho de Piracuruca, o município mais transparente do Piauí, segundo o Ministério Público Federal”, considera.
A avaliação dos municípios foi baseada na Ação nº 4/2015, da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla), que considerou as principais exigências legais e boas práticas de transparência: informações sobre transparência na internet; ferramenta de pesquisa para o acesso às informações; receitas; despesas; íntegra de editais de licitação e seus resultados; prestação de contas; gravação de relatórios em diversos formatos; possibilidade de entrega de pedido presencial; pedido em formato eletrônico; acompanhamento das solicitações; estrutura organizacional; endereços, telefone e horários de atendimento; remuneração individualizada de servidores; diárias e passagens.
Completam a lista de municípios avaliados: Guadalupe (6); Baixa Grande do Ribeiro (6); Esperantina (5,9); São Raimundo Nonato (5,6); Caxingó (5,6); Anísio de Abreu (5,5); Francisco Santos (5); Miguel Leão (4,9); Matias Olímpio (4,8); Antônio Almeida (4,8); São João do Piauí (4,7); Parnaíba (4,7); Buriti dos Lopes (4,6); Brasileira (4,6); Oeiras (4,5); São Miguel da Baixa Grande (4,5) e Wall Ferraz (4,4).