Últimas

AO VIVO | APOIE

Prefeitura de Piracuruca leva Programa Saúde Rural para o assentamento Celeiro de Deus

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015
O Programa Saúde Rural levou atendimentos médicos aos moradores do Assentamento Celeiro de Deus, na zona rural de Piracuruca, nessa quarta-feira (2). O público-alvo do programa são moradores que enfrentam dificuldades para se deslocar até ao posto de saúde na zona urbana de Piracuruca.
A lavradora Rosana Quirino de Jesus ficou bastante satisfeita com o atendimento médico recebido. “O Saúde Rural é muito importante para nós que moramos longe e não temos como ir ao posto de saúde com freqüência. Fui consultada e já vou receber o meu medicamento”, afirma.
O agente comunitário de Saúde Dário Melo, que atende os moradores do assentamento Celeiro de Deus, acompanhou a equipe médica do Programa Saúde Rural e explica que a maioria dos atendimentos foi para os hipertensos, idosos, grávidas e mulheres com crianças pequenas.

“O Programa Saúde Rural atende uma necessidade muito comum entre os moradores, que é a dificuldade de se deslocar até a zona urbana de Piracuruca. O posto de saúde mais próximo do assentamento Celeiro de Deus é a UBS Três Lagoas. O programa reduz o fluxo de usuários do Programa Saúde da Família e melhora a qualidade de vida das pessoas em suas próprias comunidades, em especial os idosos, mulheres grávidas e com crianças pequenas”, considera.
O prefeito de Piracuruca, Raimundo Alves Filho (PSD), afirma que o programa faz parte da estratégia de cobertura de todo o território de Piracuruca com os serviços de saúde regulares. “A descentralização das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social, Transportes e Agricultura já está beneficiando a população das localidades mais distantes de Piracuruca”, destaca.
A médica Antônia Bonfim realizou vários atendimentos durante a ação. “A população sempre nos recebe com muito carinho. Nós sentimos a satisfação que a comunidade nos transfere por estarmos levando atendimento médico até as suas comunidades. Durante a ação, além da consulta e da prescrição de medicamentos, nós temos a oportunidade de orientar homens, mulheres, idosos e crianças sobre a importância de hábitos saudáveis que podem inibir o surgimento de diversas doenças”, encerra.
Fonte: ASCOM