A direção da Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Piauí (Adapi) divulgou ontem (28) no Salão Azul do Palácio de Karnak os índices da segunda etapa da vacinação contra febre aftosa em 2015. O Estado do Piauí mantém o status de estado livre de aftosa com vacinação. O diretor geral da Adapi, Antoniel de Sousa, afirmou que a ação da Adapi teve reconhecimento internacional.
A vacinação contra aftosa iniciou no dia 1º de novembro e se estendeu até o dia 30 de dezembro, por conta da estiagem. Os criadores tiveram até o dia 10 de janeiro para certificarem junto a Adapi a vacinação dos animais.
Diretor geral da Adapi, Antoniel de Sousa, Piaui como área livre tem conquistas em outros segmentos |
Antoniel de Sousa ressaltou a importância de obter os índices e afirmou que a cobertura vacinal acima de 95% é para ser destacado, porque os criadores cumpriram seu dever de casa vacinando os animais. A Adapi orientou e fiscalizou a campanha, conseguindo manter o Piauí como área de livre de febre aftosa com vacinação”, enfatizou o diretor geral da Adapi.
Ele informou ainda que o Governo do Estado, por intermédio da Adapi, celebrou convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no valor de R$ 1,9 milhão para apoiar a reestruturação e implementação do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária e fortalecimento das ações de Defesa Agropecuária no Estado.
“Com esses recursos, vamos adquirir veículos, equipamentos de informática, equipamentos e materiais de laboratório e de atendimento a foco de doenças, melhorar as ações de defesa sanitária animal e vegetal e aperfeiçoar o serviço de inspeção”, informou Antoniel de Sousa, dizendo que a Adapi tem conseguido avanços significativos nas ações de controle, prevenção e erradicação das principais doenças que acometem os animais, com reconhecimento internacional.
“O Piauí vai continua lutando a avançar na classificação sanitária da febre aftosa, com perspectivas de mudança na estratégia de vacinação para 2016 e a realização de estudo soro epidemiológico para avaliação da eficiência da vacinação contra a febre aftosa”, finalizou Antoniel de Sousa.
Fonte: www.portalaz.com.br