Homem foi preso pela polícia, após disparar um fuzil calibre 28, de fabricação artesanal no meio da rua, no bairro Baixa da Ema em Piracuruca, na tarde da última quinta-feira (14/01), moradores amedrontados com a ação, denunciaram o elemento na delegacia.
fuzil calibre 28 de fabricação artesanal |
O sujeito se chama Manoel Oliveira da Cruz, 24 anos, ele é impressionado com caça e armas de fogo, autodidata começou a fabricação artesanal de armas, o pai bastante contrariado com as criações realizadas pelo filho, destruiu algumas invenções, a última obra foi este fuzil, calibre 28, que Manoel utilizava para caçar, esta arma foi produzida de tal forma que o pai não desconfiasse do que se tratava, pois ela é criada em blocos de peças montáveis, utilizando ferragens de bicicleta e técnicas de metalúrgica.
Capsulas deflagradas |
Manoel Oliveira havia saído pela manhã de quinta, para caçar com o fuzil nas imediações da barragem do rio Piracuruca, por lá ingeriu bebida alcoólica, ao retornar para a cidade, no bairro Baixa da Ema, próximo a churrascaria da Verbena, resolveu dá um disparo com a arma para escutar o barulho do tiro, neste momento a vizinhança se assustou e acionou a polícia para averiguar a situação, quando chegaram ao local, encontraram o elemento bêbado com um fuzil de fabricação artesanal na mão, as autoridades prederam e encaminharam Manoel para a delegacia.
Ele foi indiciado por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido (permitido com porte) e pelo disparo de arma de fogo em via pública, artigo 14 e 15 do estatuto do desarmamento, o crime é inafiançável. A arma será encaminhada para o Instituto de Criminalística, para aferir a potencialidade lesiva do artefato.
O delegado Ricardo Oliveira ficou surpreso com o caso e as habilidades do artesão, pois em anos atuando como delegado, nunca presenciou tal ocorrência em Piracuruca e não tem conhecimento do mesmo acontecimento em outros municípios.