Últimas

AO VIVO | APOIE

Acabou! Com fim do horário de verão, brasileiro de 10 Estados e do DF devem atrasar relógio

domingo, 21 de fevereiro de 2016
Desde 0h deste domingo (21), os moradores de dez Estados e do Distrito Federal devem ter atrasado o relógio em 1 hora por conta do fim do horário de verão, que estava em vigor desde 18 de outubro de 2015.

Os Estados atingidos pela mudança são: Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. 

A função do horário de verão é reduzir a demanda máxima do Sistema Interligado Nacional no período em que mais pessoas, empresas e indústrias usam a energia elétrica.

Leia mais notícias de Brasil e Política

Isso é possível porque a parcela de carga de iluminação passa a ser acionada mais tarde do que normalmente seria, motivada pelo adiantamento do horário, diz o MME.

O MME (Ministério de Minas e Energia) estima uma economia de R$ 7 bilhões com a medida.

História
No Brasil, o primeiro horário de verão foi realizado entre 1931 e 1932, pelo presidente Getúlio Vargas, com duração de 5 meses.

A prática vem sendo adotada sem interrupções desde 1985, com algumas diferenças nos estados que aderem à mudança, e também nos períodos de duração.

A ideia de adiantar a hora oficial em períodos de verão foi lançada em 1784 por Benjamim Franklin, político e inventor americano.

O primeiro país a adotar oficialmente o horário de verão foi a Alemanha, em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, para economizar os gastos com carvão.

Fonte: www.r7.com