Últimas

AO VIVO | APOIE

Chuvas serão abaixo do esperado nos próximos dias, aponta SEMAR

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016
A alegria dos piauienses durou pouco. Depois de um janeiro bastante chuvoso, os meses de fevereiro e março devem ter chuvas abaixo do esperado, segundo informações do departamento de meteorologia da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar). A expectativa é que chova pouco ao longo desta semana.

Segundo Sônia Feitosa, meteorologista da Semar, os próximos dois dias serão sem chuvas na capital. “Depois pode até ser que chova, mas vai ser pouco. Tanto na capital e no interior não estão previstas grandes chuvas esta semana”, afirma.

E nos próximos dois meses o que se espera são precipitações abaixo da milimetragem esperada. “As chuvas de fevereiro e março devem vir fracas. Não serão como as chuvas de janeiro, que tivemos precipitações além da média para o Piauí. A média era 240 mm, e foi bem superior a isso, principalmente no sul do Estado”, destaca Sônia Feitosa.

No entanto, a meteorologista avisa que não serão meses totalmente sem chuvas. “A maior probabilidade é que nós tenhamos fevereiro e março abaixo da média, mas isso não quer dizer que não vai chover. O que esperamos é que as chuvas atinjam menos de 301 mm, que é a expectativa histórica para a região neste período”, considera.

No caso das chuvas abaixo do esperado, os produtores devem ficar em alerta. “Se for culturas de circulo mais longo, que precisa de muita água, pode ser que a produção seja prejudicada. Feijão não tem problema porque tem uma cultura curta, mas milho e soja podem ter problemas, e o produtor precisa ter cautela”, finaliza Sônia Feitosa.

Fonte: www.meionorte.com