Últimas

AO VIVO | APOIE

Enfermeiros reforçam ações de vigilância contra o Aedes aegypti em Piracuruca

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Atenção Básica, reuniu todos os enfermeiros que atuam em Piracuruca para tratar sobre as ações de vigilância contra o Aedes aegypti - mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SEMTCAS) nesta segunda-feira (29).
Franciele Castro, chefe da Atenção Básica de Saúde, explica que a reunião teve como objetivo reforçar, junto aos profissionais, a importância da atualização sobre como identificar os possíveis casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.  “Foi solicitado para todos os municípios piauienses o Plano de Enfrentamento ao Aedes e Prevenção à Microcefalia. Além da Campanha, que já está em execução, os profissionais da saúde precisam estar atualizados e assim contribuir para a diminuição das doenças provocadas pelo Aedes aegypti. Piracuruca avança nas ações de prevenção a estas doenças”, considera.
O enfermeiro Misaki Lira orientou os profissionais sobre como buscar atualizações relativas aos protocolos de atendimento para as notificações de Dengue, Chikungunya e casos de Microcefalia relacionados ao Zika Vírus. “O Ministério da Saúde, através do seu site na internet, disponibiliza manuais de avaliação clínica para identificar os casos suspeitos das doenças. Esse material possibilita que os enfermeiros se atualizem para melhor atender à população, dentro das ações de vigilância contra a Dengue e casos de Microcefalia, que já estão sendo realizadas no município”, encerra o enfermeiro.

Fonte: ASCOM