Últimas

AO VIVO | APOIE

Prédio do CSU em Piracuruca é destruído por incêndio criminoso

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016
Na madrugada desta sexta-feira (19/02), incêndio criminoso destruiu completamente o prédio histórico do CSU, recentemente doado para a instituição APAE de Piracuruca, menores são acusados de praticar este ato de terrorismo, o prédio fica localizado na Av. Coronel Pedro de Brito, no centro da cidade.
Por volta das 11:30h da noite uma cortina de fumaça e fuligem tomava de conta de todo o centro, labaredas consumiam o imponente prédio desativado do CSU (Centro Social Urbano), o imóvel pertence ao Estado, as atividades executadas não eram mais desenvolvidas e estava abandonado, nesta semana a APAE de Piracuruca recebeu o prédio como doação do Governo.
menor D. E., um dos acusados
Testemunhas que passavam pelo local avistaram 4 elementos saindo sorrateiramente pelos fundos do prédio, rapidamente o fogo tomou conta do prédio, a polícia foi acionada para que pudesse identificar e capturar os acusados de praticar este ato terrorista, a equipe foi informada que os 4 fugiram sentido praça do Patronato, após diligencias pela região, a PM capturou um menor com as características informada pelas testemunhas, nenhuma quis reconhecer o elemento, não podendo sustentar o motivo da captura os policiais tiveram que liberar o menor, poucos minutos depois a polícia identifica e recolhe outro acusado de estar envolvido no crime, também de menor, este identificado com as iniciais D. E., este por sua vez na hora de ser interrogado pelas autoridades, confessou a autoria do crime e informou o envolvimento de outros 3 menores, são eles "V.", "F. L. S. S.", "A. E. M. N.", um deles foi o que a PM havia capturado primeiramente.
Os populares que estavam no local, ficaram com o sentimento de impotência ao ver toda aquela destruição, pela rapidez que as chamas se alastraram, reforça a possibilidade de ter sido utilizado algum tipo de combustível, o corpo de bombeiro foi acionado, mas o mais próximo que poderia cobrir a ocorrência está localizado em Parnaíba e demoraria muito para chegar, um carro pipa foi disponibilizado pela prefeitura, o veículo foi ser abastecido de água para que pudesse auxiliar no combate às chamas, que já tomavam de conta de grande parte do prédio, a tragédia não foi maior pois moradores entraram pelos fundos do prédio e removeram um botijão de gás industrial que havia no local, uma caixa de fósforo também foi localizada.
Botijão de gás industrial sendo removido
caixa de fósforo na cena do crime
cabo Fontenele, comandante da guarnição dos bombeiros
Após algumas horas foi possível controlar a ação do fogo, às 4:15h da manhã uma equipe dos bombeiros chega ao local para apagar qualquer possibilidade de retorno do incêndio, o cabo Fontenele, comandante da guarnição, informou da situação encontrada por eles, "Se o imóvel ainda tiver de ser utilizado, os responsáveis deverão ter que demolir toda a estrutura, que foi bastante comprometida. Aparentemente não tinha energia no local, descartamos a hipótese de um curto circuito, eventos atmosféricos como raios, foi descartado, a hipótese realmente seja de incêndio criminoso", finaliza o cabo.

Com esta tragédia ocorrida, fica a pergunta, quando a região dos cocais terá uma companhia de corpo de bombeiros para atender prontamente os municípios? As únicas a disposição para atender todo o Piauí estão localizadas na capital e outra em Parnaíba, a mais próxima no litoral, que fica a 130km de Piracuruca, tempo de locomoção 1:30h, inviabilizando qualquer tentativa de combate e controle imediato de incêndio.