Últimas

AO VIVO | APOIE

Professores da rede estadual aderem a greve do sindicato em Piracuruca

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016
Na manhã desta segunda-feira (22/02), após reunião com os alunos da rede estadual que vieram para o "início" das aulas, o corpo docente e discente entraram em acordo e os professores aderiram a greve do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí (SINTE-PI).
A manifestação se concentrou na Praça Dr. José de Brito e percorreu a rua Senador Gervásio sentido praça Irmãos Dantas, vários professores erguendo faixas de protesto e apoio a manifestação se fizeram presentes, professores celetistas não participaram do movimento, apenas professores e profissionais efetivos da rede estadual.
Os servidores estaduais da Educação rejeitaram a proposta do Governo do Piauí de parcelar o reajuste salarial do piso dos professores em três vezes a serem pagas ao longo do ano de 2016. A decisão foi tomada em assembleia geral. O governo propôs pagar o reajuste de 11,36% ao longo do ano: março (4,5%), agosto (2,5%) e novembro (4,36).
professora Elisalda Carvalho
A professora Elisalda Carvalho, que estava participando da organização da manifestação, falou dos motivos que reuniu a classe neste movimento, "O principal motivo é o não cumprimento da lei do piso salarial, o Governo Estadual está fazendo propostas que estão sendo recusadas, primeiramente pela categoria dos professores, como de todos os trabalhadores da educação, o piso é pra ser implantado de forma linear e a proposta do Governo é que seja parcelado, em três vezes, início, meio e final do ano, mas o SINTE não confia que ele vá cumprir com a proposta", finaliza Elisalda.
Segundo informações os repasses do FUNDEB foram realizados para cumprir com o reajuste, o Governo Federal fez o repasse como deveria, o MEC informa que quando a instituição não puder arcar com o piso, deverá comprovar a deficiência na planilha de custos, que a União irá complementar a receita, e isso não está sendo realizado. Enquanto não houver novas propostas do Governo Estadual que se adequem a reivindicação dos professores, a greve deverá continuar.
Quatro escolas da rede estadual iniciaram a greve no município de Piracuruca, foram elas: a unidade Hesíchia de Sousa Brito, Patronato Irmãos Dantas, Anísio Brito e Castelo Branco. Está marcada uma assembléia geral com os grevistas na capital Teresina, onde serão discutidas novas propostas.
Professora Rosário Pereira, presidente do SINTE de Piracuruca
A presidente do SINTE de Piracuruca, professora Rosário Pereira, fala do início da organização para adesão a greve estadual, "Eu sou presidente há 11 anos em Piracuruca, já conseguimos vários avanços para a classe através de nossa união, e novamente estamos nos reunindo para adquirir este direito nosso, que é o reajuste salarial de 11,36% este ano, é lei federal e infelizmente o Governo Estadual não quer cumprir, procuramos os professores e funcionários para nos unir em busca de nossos direitos", finalizou Rosário.