Últimas

AO VIVO | APOIE

Reajuste de servidores preocupa Governo sobre limite da LRF

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016
O Governo do Estado está temendo que o reajuste aos servidores públicos possa fazer as finanças públicas ultrapassarem o limite mínimo exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e, com isso, o Estado voltar a ficar impedido de receber recursos externos e empréstimos.

A Secretaria de Administração informou que o ano de 2015 encerrou com o Estado atingindo o limite de alerta da LRF, que acontece quando a folha de pagamento atinge 44,10% da receita corrente líquida (RCL) do Estado. O próximo limite é o prudencial, quando o índice alcança 46,55% da RCL.

“Temos que gerenciar com muita preocupação. Não administrar esse limite pode acarretar prejuízo para população inteira. Em abril vai sair o empréstimo de mais de R$ 300 milhões e, caso o Estado ultrapasse a LRF, o Piauí fica impedido de receber esse dinheiro”, afirma o secretário de Administração Franzé Silva.

Amanhã, Franzé vai reunir- se com os professores para saber se eles vão aceitar a proposta do Governo, de reajuste de 11,36% no salário da categoria. “Eles (professores) terão ganho real de mais de R$ 300 acima do piso”, diz o secretário. Sobre a reinvindicação dos servidores administrativos da Saúde, Franzé informa que hoje o governador Wellington Dias vai dar um retorno sobre o impacto do reajuste na folha do Estado.

Fonte: www.portalodia.com