A Prefeitura de Piracuruca, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início ao curso técnico para os Agentes Comunitários de Saúde. A capacitação terá duração de dois anos e é resultado de uma parceria entre os governos Federal, Estadual e Municipal.
A aula inaugural do curso técnico foi realizada na sede da Universidade Estadual do Piauí e Universidade Aberta do Brasil, onde ocorrerão todas as aulas do curso que terá encontros quinzenais.
A enfermeira Ruana Spindola irá ministrar a disciplina Políticas Públicas da Saúde a as atribuições do ACS na Estratégia de Saúde da Família. A psicóloga Ana Paula conduzirá a disciplina Promoção da Saúde na Comunidade.
A enfermeira Edyneia Oliveira Vasconcelos, responsável pelo apoio pedagógico, destaca que os profissionais irão aprender técnicas de atuação para aplicar nas comunidades. “O objetivo do curso é capacitar os agentes de saúde e assim melhorar o atendimento às famílias na zona urbana e nas comunidades rurais de Piracuruca”, explica.
O agente comunitário de saúde, Antônio Magalhães, que trabalha na Unidade Básica de Saúde Angical, zona rural de Piracuruca, é um dos alunos do curso. “Espero aprender mais sobre a atividade de Agente Comunitário de Saúde e poder levar esse conhecimento para a comunidade Angical, onde eu trabalho”, encerra.
Fonte: ASCOM