Últimas

AO VIVO | APOIE

320 milhões de dólares: Governador assina contrato de empréstimo em Brasília

domingo, 24 de abril de 2016
O governador Wellington Dias (PT) cumpre agenda segunda-feira, (25) em Brasília. Ao lado do ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, o governador assina o contrato de empréstimo de 320 milhões de dólares junto ao Banco Mundial, para investimentos em educação, saúde, desenvolvimento rural, regularização fundiária, obras de infraestruturas e para ações de controle interno do Governo. O contrato de garantia com o Governo Federal já foi assinado e a expectativa do governo é que nas próximas semanas os recursos já estejam disponíveis para o Piauí.

O secretário de Governo do Piauí, Merlong Solano, explicou que mesmo com o quadro de instabilidade política em Brasília, não há mais possibilidade de retrocesso na assinaturas dos contratos com o Governo. Ele lembrou que uma operação de crédito como a que o Piauí assina com o Banco Mundial nesta segunda-feira (25), também existe entre a instituição financeira e vários outros estados e municípios. E que esses recursos são importantes para diminuir os efeitos da crise econômica pela qual o Brasil atravessa.

“É um recurso que será investido no que é fundamental para o desenvolvimento do Piauí, como educação, nos 224 municípios; ainda no que gera qualidade de vida, como melhores serviços e a regularização das terras, que traz segurança para investidores. Tudo isso será casado com uma política de crescimento econômico, que envolve a construção de estradas portos e aeroportos”, aponta o governador Wellington Dias.

O empréstimo de 320 milhões é dividido em dois programas, sendo US$ 200 milhões "Piauí: Pilares de Crescimento e Inclusão Social" e US$ 120 milhões e "Piauí: crescimento sustentável e inclusivo". O empréstimo era esperado desde 2015 e o Governo esperava contar com ele ainda no ano passado, mas só neste mês ele foi aprovado no Senado e o Governo Federal agilizou o processo burocrático para formalização do contrato.

Técnicos do Banco Mundial já visitaram o Piauí para treinarem pessoal do Governo do Estado. As secretarias de Planejamento e Fazenda vão acompanhar os investimentos realizados ao longo dos próximos anos com os recursos oriundos do empréstimo.

Fonte: Jornal O Dia