Últimas

AO VIVO | APOIE

Clínica Escola Chrisfapi informa: incontinência urinária tem tratamento

quarta-feira, 20 de abril de 2016
A incontinência urinária é a perda involuntária de urina, um problema comum e muitas vezes constrangedor. A gravidade varia: em alguns casos, a pessoa não consegue segurar a urina ao fazer esforços como tossir ou espirrar, em outros casos, a vontade de urinar é tão súbita e forte que não dá tempo de chegar a um banheiro.

A incontinência urinária acontece tanto em mulheres como em homens. No caso das mulheres as principais causas são: a infecção do trato urinário, estresse emocional, gravidez, parto, envelhecimento, menopausa, histerectomia, distúrbios neurológicos, tais como esclerose múltipla, doença de Parkinson, AVC, tumor cerebral, ou uma lesão na coluna vertebral. Já para os homens além dos distúrbios neurológicos pode-se incluir o aumento da próstata e obstrução do trato urinário.

Diante da situação exposta a fisioterapia tem ganhado grande espaço no tratamento. A conduta tem como objetivos melhorar a força de contração das fibras musculares do períneo e do assoalho pélvico, reeducar esta musculatura, coordenar a atividade abdominal e promover um rearranjo estático lombopélvico. Para isso, utiliza-se exercícios específicos, aparelhos de eletroestimulação e técnicas que promovem o fortalecimento dos músculos necessários para manter a continência urinária.

Sabe-se que em 85% dos casos a fisioterapia tem apresentado resultados expressivos de melhora da sintomatologia da incontinência urinária, promovendo melhorias na qualidade de vida para inúmeros pacientes.

O atendimento ocorre de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 13h, devendo os pacientes estarem munidos do encaminhamento médico e exames realizados.

Informações: Clínica escola Chrisfapi, rua Acelino Rezende, 132 – bairro Fonte dos Matos, Piripiri, tel. (86) 99947-6460 (TIM)