A maior maré já registrada esse ano fechou bares e restaurantes e está ameaçando casas localizadas à margem da praia de Macapá, em Luís Correia (338 km de Teresina). Empresários e moradores locais afirmam que o mar já avançou cerca de 1 km em 20 anos.
"Aqui tinha muitas construções. Tinha pousadas, chafariz, sítio, que ficavam pelo menos um quilômetro para dentro do mar. Em 20 anos, o mar invadiu isso tudo. E vai invadir mais e acabar com essas coisas aqui. Tem um bar aqui que já foi mudado oito vezes de lugar", declarou o pescador Raimundo Soares, que em 63 anos e viveu toda a vida na região.
O empresário Michael Andersen construiu uma casa bem próximo à praia e acredita que poderá ficar no local somente por mais um ano. Nesta maré, o mar chegou a dois metros da varanda da residência.
"Esse ano é a segunda vez que chega perto assim. Daqui pra frente acho que temos mais um ano para ficar nesse local. A natureza tem um espetáculo com hora marcada. É triste ver meu vizinho lutando para ficar com a casa dele. Mas é um fenômeno local e a praia de Macapá está sempre mudando e acho que isso não vai mudar tão cedo", declarou.
Neste ciclo, a água deve baixar somente no próximo domingo (10). Por enquanto, os bares permanecem fechados no local. As águas devem voltar a subir com força total ainda no mês de agosto deste ano.
Fonte: www.cidadeverde.com