Últimas

AO VIVO | APOIE

Vacinação contra o H1N1 é antecipada no Piauí

segunda-feira, 11 de abril de 2016
A campanha de vacinação contra o H1N1 para imunizar gestantes, idosos e crianças de seis meses a cinco anos foi antecipada no Piauí e em mais sete Estados, além do Distrito Federal, para esta semana. A atitude foi tomada por conta do aumento dos casos da gripe. 

A campanha de vacinação contra a Influenza estava prevista para iniciar no próximo dia 30 de abril e seguir até o dia 20 de maio. Com a antecipação, vários municípios já começaram a receber as doses e podem iniciar a campanha a qualquer momento.

Semana passada, segundo a Gerente de Vigilância da Sesapi, Miriane Araújo, o Estado recebeu 24% das doses da vacina esperada, o que corresponde a 190 mil doses. “Essas doses devem ser distribuídas de acordo com os critérios epidemiológicos de casos de municípios residentes”, explicou. 

O Estado espera receber 732.193 doses da vacina. Miriane Araújo informou que a Sesapi aguarda o recebimento das demais doses no período de 18 a 22 de abril para que possa distribuir para o restante dos municípios.

A imunização é voltada para os grupos prioritários: crianças de seis meses a menores de 5 anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, bem como doentes crônicos com recomendação médica, pessoas com problemas respiratórios, cardíacos, com baixa imunidade, dentre outros. 

Dados Influenza H1N1
No Piauí, segundo o último levantamento divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi), foram notificados 20 casos suspeitos de Influenza H1N1 e um óbito. Todos os casos estão em investigação, mas confirmados por critério clínico. 

Os casos notificados são de oito municípios do Piauí e um do Maranhão.  

Em todo o Brasil já foram registradas 70 mortes por H1N1 no estado e 537 casos da doença.

Fonte: www.portalaz.com.br