Últimas

AO VIVO | APOIE

Contas do ex-prefeito são reprovadas pelo TCE e vereador denuncia "Lava Jato" da Piracuruca

quarta-feira, 11 de maio de 2016
Na sessão da Câmara realizada na última terça-feira (11/05), o vereador Pedro Lima, anunciou o parecer do TCE reprovando as contas do ano de 2012, na desastrosa gestão do ex-prefeito Raimundo Louro e seus aliados e secretários.

O vereador intitulou as reprovações dos anos administrados pelo grupo oposicionista de a "Operação Lava Jato de Piracuruca" e acrescentou que a responsabilidade pelos erros cometidos não recaia apenas no ex-prefeito, que a condenação de toda essa corrupção seja atribuida a todo o grupo que fez parte daquela administração, pois todos foram beneficiados.

Anunciou que a policia federal enviou um ofício a câmara de vereadores, informando que foi aberto inquérito policial para investigar falta de prestação de contas de recursos Federais recebidos pela Prefeitura de Piracuruca no ano de 2012, onde pede cópias de prestação de contas nos balancetes desta casa.



Veja o discurso completo:
"O Brasil vive um dos piores momentos da sua história, uma crise financeira, vindo de uma desenfreada crise moral, atingindo principalmente a classe política.

As nossas instituições estão desmoralizadas, a corrupção esta tomando dimensões escancaradas, posso assim dizer, sem controle e sem limites.

E o que se ver a todo instantes são discursos na sua maioria demagogos e de corruptos defendendo uma ética e um moral que não existe, sendo na sua maioria envolvidos nesta lama.

Más hoje senhor presidente, não vou direcionar minhas palavras a situação especifica do Brasil.  Más sim a de Piracuruca, inicialmente quero dizer que a corrupção não deve ser tolerada em nenhum nível, é impossível calar ou aceitar fatos que afetam diretamente nosso município, estou falando da corrupção instalada na gestão 2009/2012.

Não estou aqui jogando pra plateia, e muito menos querendo tripudiar o Ex-Prefeito Raimundo Louro, pois tudo que consta nos relatórios do TCE de 2010, 2011 e agora 2012 todos reprovados envolve toda sua equipe gestora da época, portanto não adianta muitos hoje negarem este envolvimento, pois todos comeram na mesma panela.

No entanto, não adianta fazermos criticas, discursos bonitos, demagogia barata e fecharmos os olhos para o que ocorreu naquela gestão, nós somos um Poder Legislativo, responsável pelas contas públicas. E mais uma vez chega a esta casa a REPROVAÇÃO das contas da Gestão de 2012, na qualidade de Presidente da Comissão de Finanças me foi repassado através de oficio os autos do processo TCE-52962/2012, que será apreciada e votada nesta casa, onde esta comissão que tem como membros também a Vereadora Torquata e o Vereador Everaldo Gomes, que dentro dos prazos regimentais apresentaremos Parecer para votação final em Plenário.

Vendo o relatório das irregularidades apontadas pelo TCE, se vê claramente o descaso e a corrupção com a coisa pública,este relatório de 2012 não é um fato isolado, tudo alí apontado em sua maioria repetiu-se nos anos de 2009/2010/2011, pode ser chamada a "Lava Jato" da Piracuruca.

Ai, pergunto: como podemos calar? Como podemos esquecer? Se a todo momento somos atingidos pelas mazelas daquela  administração. Só para reforçar os meus argumentos, queria dizer que fora o parecer reprovando as contas de 2012, tenho aqui em minhas mãos dois ofícios enviados pela policia federal a câmara de vereadores, onde informa que foi aberto inquérito policial para investigar falta de prestação de contas de recursos  Federais recebidos pela Prefeitura de Piracuruca no ano de 2012, onde pede cópias de prestação de contas nos balancetes desta casa.

O processo 115/2015- Trata dos recursos recebidos em 2012 e não prestado contas dos programas:

PNATE- PROGRAMA NACIONAL DE APOIO AO TRANSPORTE ESCOLAR.
FNDE – FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO.

O outro processo 117/2015- trata dos recursos recebidos do Programa Federal o PDDE- Programa Dinheiro Direto na Escola, e não foram prestado contas.  E lamentavelmente informo que não foram encontradas estas prestação de contas nos balancetes de 2012.

Por fim, quero dizer que não me calarei diante de fatos tão graves, lembrarei sempre aquela gestão, onde muitos aqui participaram e defenderam.  Não adianta tentarem me intimidar com bravatas, tenho posição definida, sou um parlamentar responsável e defendo a gestão Raimundo Alves com convicção de um gestor que já esta no seu terceiro mandato, indo para o quarto mandato e nunca teve uma conta reprovada, nunca foi indiciado e nem processado. Posso aqui dizer em alto e bom som UM VERDADEIRO FICHA LIMPA. Uma referência em gestão pública.  Muito Obrigado por mais esta oportunidade de me dirigir ao povo de minha querida Piracuruca", finalizou Pedro Lima.