Últimas

AO VIVO | APOIE

Hoje (09/05): Campus da UFPI de Parnaíba se tornará Universidade do Delta

segunda-feira, 9 de maio de 2016
O deputado federal Paes Landim (PTB-PI) confirmou e o sonho dos parnaibanos, e porque não dizer dos piauienses especialmente que moram no litoral do estado, será concretizado hoje, segunda-feira (09/05): A presidente Dilma Rousseff (PT) assina o termo que garante a criação da Universidade Federal do Delta (UFD). O Campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI) passa a se tornar uma nova estrutura universitária.

Paes Landim disse que por várias vezes esteve com o ministro Aluísio Mercadante defendendo a criação da Universidade Federal do Delta e com a própria presidente. Até que foi confirmada a entrega da criação para esta segunda.

A presidente da República vai assinar no Palácio do Planalto uma exposição de motivos referente a autorização para criação da Universidade Federal do Delta com a presença do governador Wellington Dias (PT) e do prefeito de Parnaíba Florentino Neto (PT).

Após a assinatura de decreto, o projeto vai para o Senado Federal para aprovação da casa. Paes Ladim anunciou ainda que Dilma Rousseff destinou e já está na conta do campus da UFPI de Parnaíba, o valor de R$ 9 milhões para o término do prédio do curso de medicina e também aquisição de equipamentos necessários para o bom funcionamento do curso.

Além do empenho político, a criação da Universidade Federal do Delta (UFD) deve-se a um grande trabalho do diretor do campus Ministro Reis Veloso Alexandre Marinho com o apoio do reitor da Universidade Federal do Piauí – UFPI, Arimateia Dantas Lopes. Nesta segunda-feira, o reitor e o diretor do campus também estarão presentes à solenidade.

O projeto da Universidade Federal do Delta foi elaborado por professores do campus Ministro Reis Veloso em 2014, onde são expostos ao Ministério da Educação, que Parnaíba tem todos os pré-requisitos essenciais para que o ensino superior federal tenha independência. Além da independência, a nova instituição estará apta a firmar parcerias para o desenvolvimento educacional, intelectual e social, que não refletirá somente na comunidade acadêmica, mas também para população da região norte do estado.

Fonte: O Olho