Últimas

AO VIVO | APOIE

O principal fator para perda de peso não é a transpiração e sim a queima de gordura. Saiba mais!

segunda-feira, 9 de maio de 2016
Futebol, musculação, aeróbica, dança, caminhada. Independentemente do tipo de atividade física, o suor sempre vai estar presente nestes momentos e, ao contrário do que muita gente pensa, é um importante aliado do organismo durante os exercícios. Composto por água e sais minerais, o suor ajuda a estabilizar a temperatura do corpo, evitando desconfortos e melhorando o desempenho.

“Durante os treinos, a temperatura sobe e o corpo precisa eliminar o calor gerado com o exercício físico. Por isso, que transpiramos. É uma resposta do corpo a uma situação intensa. O suor é fundamental para manter a temperatura do organismo estável”, explica o educador físico, Bruno Araújo.

Outro mito criado em cima da transpiração é que ela auxilia no processo de perda de peso. Muitas pessoas utilizam roupas mais quentes durante a malhação, em busca da queima de calorias. Existem também aqueles que passam horas em saunas, tentando emagrecer.

De acordo com Bruno Araújo, essa associação é feita de maneira equivocada. Ele explica que o principal fator para perda de peso não é a transpiração e sim a queima de gordura que acontece durante a prática de atividades físicas.

“A transpiração é mais relacionada ao aumento da temperatura do corpo. Já a queima de gordura acontece por conta da aceleração do metabolismo, comum durante a prática de atividades físicas”, esclarece.

Alerta

Mas apesar dos benefícios, quem pratica atividades físicas deve estar bem atento à transpiração, que nem sempre é algo positivo. A perda de líquidos e sais minerais em excesso pode levar o organismo a um quadro de desidratação. Para evitar esse desconforto, é importante consumir água durante as atividades.

“É de fundamental importância beber água para evitar a desidratação. A recomendação é consumir pelo menos 200 ml de água a cada 15 minutos de atividade física. Porém, o consumo de água não pode ser em excesso, porque pode gerar um desconforto ainda maior durante o treino”, alerta Bruno.

Fonte: O Dia