Últimas

AO VIVO | APOIE

Piauí: Saúde confirma primeira morte causada pelo vírus H1N1

quarta-feira, 11 de maio de 2016
Ontem, terça-feira (10/05), o governo do estado do Piauí, através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), divulgou estudo que mostra o mapa do vírus H1N1 no estado. De acordo com os dados, até o dia 10 de maio, houve 10 óbitos de casos suspeitos da Síndrome Respiratória Aguda Grave, que pode ser causada tanto pela Influenza A como por outros vírus.

A gerente de vigilância em saúde do estado, Miriane Araújo, destaca que dois casos da Gripe A foram confirmados pela Sesapi. Um foi em Teresina e o outro é de um paciente de Timon que se tratava na capital. Ainda de acordo com o boletim, um dos contaminados veio a óbito.

A gerente não soube informar se o óbito foi do maranhense ou do piauiense, ressaltando que tais informações só são fornecidas pela Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), no entanto, o órgão municipal também não soube repassar a informação.

74 CASOS

De acordo com o governo do estado, em todo o Piauí já foram notificados 74 casos suspeitos de Influenza A H1N1, sendo que somente dois deles foram confirmados através de exames laboratoriais de 17 laudos que foram analisados pelo Instituto Adolf Lutz, em São Paulo. Do total de casos suspeitos, 66 são pacientes do Piauí e oito provém do Maranhão.

O governo salienta que a demora nos resultados decorre do aumento da demanda em todo o Brasil.

MAIOR PARTE EM TERESINA

A capital do Piauí possui o maior número de casos notificados. De acordo com a gerente de vigilância em saúde, Miriane Araújo, os dados apontam que 47 dos 74 casos suspeitos estão em Teresina, seguida de José de Freitas, com 3, e de Parnaíba, com 2.

PROJETO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Ainda de acordo com a Sesapi, o Ministério da Saúde está com um projeto de equipar os Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen) em todo o Nordeste para que os estados desta região sejam capazes de diagnosticar, em um curto espaço de tempo, os caos que se enquadrem nos sintomas. Tal medida, explica a representante da secretaria de Saúde, está prevista para longo prazo.

META DE VACINAÇÃO

Até esta terça-feira (10/05), em todo o estado do Piauí, mais de 249,4 mil pessoas já foram imunizadas, equivalendo a 36,65% da população constante no grupo de risco. A meta para 2016 é vacinar 730 mil, pontua a Secretaria Estadual de Saúde. A campanha de vacinação vai até o dia 20 de maio.

Segundo a Sesapi, somente serão vacinadas aquelas pessoas que se enquadrarem nos grupos de risco, como gestantes, crianças entre seis meses e cinco anos, profissionais da saúde, pessoas privadas de liberdade e idosos com mais de 60 anos. Quem não estiver na classificação prioritária do Ministério da Saúde, querendo receber a dose, poderá encontrá-la somente na rede particular.

PRORROGAÇÃO DA CAMPANHA

A gerente de vigilância em saúde, Miriane Araújo, destaca ao O Olho que se a meta da campanha não for atingida, provavelmente o Ministério da Saúde orientará os municípios a prorrogarem as ações de imunização. Porém, o governo está confiante de que todos os grupos prioritários serão vacinados dentro do prazo estipulado pelo Governo Federal.

ESCLARECENDO

O Olho tentou entrar em contato com a Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) para saber dados do óbito causado pela Influenza A H1N1, já que dois casos foram confirmados, sendo um de Timon, no Maranhão, e o outro na capital do Piauí, mas até o fechamento desta matéria não fomos atendidos pelos representantes da Fundação.

Fonte: O Olho