Nessa segunda-feira (2), a Procuradora-Geral de Piracuruca, Ivonalda Almeida, e o coordenador da Diretoria Municipal de Trânsito, Emiliano Lima, representaram a Prefeitura de Piracuruca na audiência convocada pelo promotor Ari Martins Alves Filho, titular da 2ª Promotoria do Ministério Público em Piracuruca.
O objetivo da audiência foi debater as ações realizadas pelos órgãos estaduais de Segurança Pública no município. Após os contínuos assaltos registrados no município, o Ministério Público ajuizou Ação Civil Pública em parceria com a Defensoria Pública, solicitando reforço no contingente da Polícia Militar. Essa solicitação ainda não foi atendida pelo Governo do Estado que, segundo o Ministério Público, ainda não foi intimado da ação, mas foi enviada uma equipe do BOPE que permaneceu alguns dias, reforçando o policiamento ostensivo no município.
Para fortalecer a segurança pública em Piracuruca, em parceria com a Polícia Militar, o Ministério Público solicitou da Diretoria Municipal de Trânsito a realização de várias blitz e de campanhas educativas que mobilizem a população em atividades que promovam a segurança no trânsito da cidade. "Já realizamos várias blitz no município e obtivemos a redução de 70% dos acidentes. O maior problema verificado são as motos sem emplacamento e a condução desses veículos por menores de idade”, destaca Emiliano Lima, coordenador do Ditran.
Sobre as ações educativas, a Procuradora-Geral Ivonalda Almeida adiantou que serão planejadas ações, buscando parceria com o Conselho Tutelar, Ditran e Conselho de Segurança.
“O município tem cumprido as suas responsabilidades no que se refere às ações da segurança, muito embora esse dever seja do poder Estadual. Contudo, o Conselho Municipal de Segurança já passou a atuar na sugestão de estratégias de enfrentamento à violência. A prefeitura, através de termo de cooperação técnica celebrado com a Secretaria Estadual de Segurança, já realizou a reforma do prédio que sediará a Companhia da Policia Militar no município e aguarda a chegada dos novos policiais. A Câmara Municipal aprovou uma lei que prevê a instalação do sistema de videomonitoramento do município, estando a Administração em busca de recursos para a implantação do referido sistema”, lista Ivonalda.
Como encaminhamento da audiência, ficou definida a realização da Campanha Permanente de Fortalecimento da Segurança Pública. Em até 15 dias, as autoridades de trânsito Municipal e Estadual, as Polícias Militar e Civil e a Prefeitura de Piracuruca deverão, em parceria, apresentar um plano de atuação, contemplando os três eixos apresentados pelo Ministério Público: fortalecimento do policiamento ostensivo, trânsito e combate ao tráfico de drogas. Dessa forma, essas instituições, em conjunto, e buscando o apoio de toda a sociedade piracuruquense, empenhar-se-ão para o fortalecimento da segurança em Piracuruca.
Participaram da audiência, além da Procuradora Geral do Município e do coordenador da Diretoria de Trânsito, os promotores de Justiça Ari Martins Alves Filho e Luana Azerêdo Alves; Rogério de Oliveira Nunes (Juiz da Vara Única da Comarca de Piracuruca); Robert Rios Magalhães Júnior (Defensor Público); Iara Jane Gomes dos Santos (Presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública); Rafael Ulisses Brandão de Fonseca (Coordenador da 22ª Ciretran); Major Erisvado Viana Lima (Comandante do 12º Batalhão da PM Piauí); Sargento Francisco Alves (Comandante do GM de Piracuruca); Capitão Alexandre Augusto (Comandante da 1º Cia do 12º BPM) e Ricardo Freitas Oliveira (Delegado de Polícia Civil de Piracuruca).
Fonte: ASCOM