Header Ads

Publicidade

Saiba como votou cada senador do Piauí na sessão que afastou Dilma

Dos três senadores do Piauí, dois votaram contra a admissibilidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) e um votou a favor da abertura do procedimento. Elmano Férrer (PTB) e Regina Sousa (PT) votaram contra, enquanto Ciro Nogueira (PP) votou de modo favorável.

Após mais de 20 horas de sessão, a votação aconteceu por volta das 6h30 desta quinta-feira (12) e o placar ficou em 55 senadores favoráveis e 22 contrários a abertura do processo de impeachment.

Ao todo, 77 parlamentares participaram da votação, dois faltaram a sessão e o presidente Renan Calheiros, presidente do Senado, não votou.

Com o resultado, a presidente Dilma Rousseff é afastada da Presidência da República por até 180 dias. Ele deve ser notificada oficialmente da decisão do Senado ainda nesta quinta-feira (12) e o vice Michel Temer (PMDB) asssume o cargo.

Agora, o Senado passará a colher provas, realizar perícias, ouvir testemunhas de acusação e defesa para instruir o processo e embasar a decisão final. O julgamento será presidido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que também comandará a Comissão Processante do Senado.

O impedimento definitivo da presidente depende do voto favorável de 54 (dois terços) dos 81 senadores, em julgamento que ainda não tem data para ocorrer.

Fonte: G1