Últimas

AO VIVO | APOIE

Grupo “Amar a Vida” reúne 40 idosos piracuruquenses em atividades de saúde e conscientização

sexta-feira, 17 de junho de 2016
O grupo de idosos “Amar a Vida” participou de uma atividade alusiva ao Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso, celebrado no dia 15 de junho. A atividade foi realizada no Salão Paroquial da Igreja do bairro Esplanada, nessa quinta-feira (16). A atividade foi coordenada pelo Centro de Referência em Assistência Social do bairro de Fátima.

Anne Mary Cerqueira, chefe de gabinete
Anne Mary Cerqueira, chefe de gabinete e criadora do Grupo Amor à Vida, representou o prefeito Raimundo Alves Filho na atividade. "O Esplanada é um dos maiores bairros da cidade e temos muitos idosos nessa região. Mobilizamos os idosos e conscientizamos quanto à importância de participar de atividades em grupo com profissionais de educação física, assistência social, enfermagem, nutrição e psicologia. O objetivo da gestão municipal é assegurar os direitos dos idosos e proporcionar qualidade de vida", pontua.

Nayara Batista, assistente social e Paula Rogéria, psicóloga
Nayara Batista, assistente social do CRAS Fátima, explica que semanalmente todas as quintas-feiras, no bairro Esplanada e no Bairro de Fátima, são realizadas as atividades dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). “No último encontro, tratamos sobre autoestima, motivação e também sobre negligência, abandono e de como o idoso deve procurar ajuda em casos de violência”, afirma. 

A psicóloga Paula Rogéria conduziu a palestra e compartilhou com os idosos a importância da autoestima e dos cuidados pessoais. "A autoestima é fundamental para a saúde e o bem-estar do idoso. A roda de conversa também abordou o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, orientado o grupo sobre como se proteger e como buscar ajuda”, frisa.  

Demerval Benavenute de Carvalho participa das atividades regularmente. "É muito importante essa atividade em grupo. A nossa saúde melhora", reforça.  A dona Maria Helena também participa dos encontros. "Eu gosto muito de dividir esse tempo com os meus colegas e cuidar da minha saúde e da minha autoestima”, complementa. 

Carminha Ramos, voluntária do grupo de idosos, é a orientadora das atividades de educação física. "Recebi o convite para ser voluntária e aceitei. Me identifico muito com os idosos e temos evoluído muito a cada encontro. A frequência é assídua. Temos 40 idosos nesse grupo e eles participam de todas as dinâmicas", explica.

Fonte: ASCOM