A Prefeitura de Piracuruca, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), encaminhou 34 pacientes para serem avaliados pelo Programa "Olhar Bem", do Governo Estadual. Piracuruca foi um dos 22 municípios contemplados com a ação.
O Programa Olhar Bem conta com uma equipe de mais de 100 profissionais, dentre eles, 15 médicos estão se revezando para o atendimento às demandas. Os atendimentos estão divididos em acolhimentos, cadastros, pré-exames, exames, consultas e as cirurgias, que foram realizados nessa segunda-feira (6).
O prefeito Raimundo Alves Filho ressalta que o número positivo de idosos encaminhados para as cirurgias gratuitas é resultado do acompanhamento diário realizada pela equipe Atenção Básica em Saúde de Piracuruca. “Acompanhar de perto a população idosa do município, através das equipes de enfermeiros e de agentes comunitários de saúde, nos permite encaminhar e atender a população que realmente precisa desse atendimento gratuito”, avalia Raimundo Alves Filho.
O secretário municipal de Saúde, Valderi Machado, reforça que a caravana de Piracuruca foi acompanhada por profissionais da secretaria. “Durante as consultas, pré-exames e nas cirurgias destacamos uma equipe para acompanhar os nossos idosos. Piracuruca foi um dos 22 municípios atendidos pelo Programa Olhar Bem e isso revela a nossa organização no acompanhamento da saúde da população idosa do município”, frisa.
Idosos aprovam atendimento
O senhor Benedito Santos é só felicidade. “Ganhei a minha cirurgia gratuita e agora enxergo bem”, afirma. Já o aposentado José Domingos, de 72 anos, está satisfeito com a cirurgia. “Eu precisava muito da cirurgia para voltar a enxergar com o meu olho direito e agora já enxergo bem”, conta.
Maria do Socorro Bezerra, de 72 anos, também foi uma das idosas piracuruquenses atendidas pelo Programa Olhar Bem. “A cirurgia foi um sucesso. Eu estou bem e me recuperando. A Secretaria de Saúde de Piracuruca ajudou muitos idosos com esse mutirão de cirurgia”, reforça.
Maria Pascoal, 70 anos, é moradora do bairro de Fátima e conta que agora poderá continuar com o seu trabalho. “Eu sou confeiteira e preciso da minha visão para trabalhar. A equipe da secretaria de saúde nos acompanhou durante todo o procedimento e todos estamos bem e agora enxergando direito”, afirma.
Raimundo Machado de Carvalho, 64 anos, já pensa em quando poderá retomar o trabalho na construção civil. “Eu não enxergava bem do meu olho direito. Os médicos que me operaram são muito competentes e agora posso enxergar e trabalhar. Fazia um tempo que não conseguia mais emprego”, recorda.
Salvelina Maria Rodrigues, 77 anos, moradora do bairro Baixa da Ema, conta que aguardava com ansiedade pela cirurgia de catarata. “Eu tinha muita vontade de conseguir a operação. Estou enxergando bem e agradeço a equipe da Secretaria da Saúde que nos trouxe e cuidou de todos os idosos durante todo o procedimento”, pontua.
Fonte: ASCOM