Nos dias 9 e 10 de junho, o Piauí receberá a Tocha Olímpica. O maior símbolo dos jogos olímpicos passará por seis cidades piauienses, entre elas, Piracuruca. A solenidade inicia às 9 horas da manhã, na Rotatória da BR-343. Treze condutores levarão o símbolo maior dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Nessa sexta-feira, dia 10 de junho, a Tocha Olímpica realizará o percurso pelos principais pontos de Piracuruca. Durante o trajeto definido para o revezamento da Tocha, haverá apresentações de artistas locais e grupos culturais.
Quem subirá ao palco, montado no Complexo Cultural e Turístico da Prainha, é a banda Xenhenhém e a dupla Waldo e Felipe, a partir das 9 horas da manhã.
A passagem da Tocha Olímpica é uma realização do Governo Federal, do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Prefeitura de Piracuruca.
O percurso
A Tocha Olímpica percorrerá toda a extensão da Rua Manoel Divino de Sousa, um trecho da Rua Senador Gervásio, passando pela Igreja de Nossa Senhora do Carmo e Praça Irmãos Dantas. Deste ponto, a Tocha Olímpica percorrerá os últimos metros até o Complexo Cultural da Prainha.
De acordo com a equipe da Força Tarefa em Piracuruca, o percurso da Tocha Olímpica também deverá passar por alguns pontos do Parque Nacional de Sete Cidades: o Passo da Biblioteca, o Arco do Triunfo, a Pedra da Tartaruga e o Mirante.
“A cada 200 metros acontece o revezamento da Tocha Olímpica e, simultaneamente, apresentações culturais. Teremos 13 pessoas participando desse momento, dentre estes a maioria piracuruquenses. A presença dos alunos da rede pública está confirmada, além de toda a população que prestigiará o evento”, reforça Luciano Brito.
As atrações culturais irão completar a passagem da Tocha Olímpica: a Dança Deusa das Sete Cidades (Grupo Cultural Remelexo do Sertão); Capoeira (Grupo Escravos Brancos); Carnaúba (Presença da Rainha e de produtos derivados da carnaúba); talentos locais da música; artesanato local; Grupo Cultural Trapos e Farrapos e outros.
Fonte: ASCOM
Fonte: ASCOM