Depois de conhecer as belezas do Delta do Parnaíba, a chama olímpica deu continuidade à turnê no Piauí e foi acolhida pelo alvoroço de milhares de moradores do município de Piracuruca na manhã desta sexta-feira, segunda cidade piauiense a receber o símbolo. Depois, o símbolo olímpico se aventurou: caiu nas trilhas do Parque Nacional de Sete Cidades e andou de bicicleta. O sítio abriga formações rochosas formadas a 190 milhões de anos.
Três condutores tiveram o privilégio de conduzir a tocha no parque, um deles o ciclista Francisco Orlando de Brito. A beleza do parque, fundado há 55 anos, com pinturas rupestres e esculturas nacionais se contrastou com o fogo olímpico.
Francisco Orlando |
-É uma honra representar o pessoal do mountain bike. Não tenho palavras para descrever essa emoção. Nunca imaginávamos participar desse momento fazendo o que a gente mais gosta – relatou.
Antes de ir ao Parque Nacional de Sete Cidades, a tocha esteve em Piracuruca. O comboio foi recepcionado por um portal instalado ao lado da Pedra do Olho d’Água, uma estrutura de quase 8 metros de altura, que fica na entrada da cidade. Durante o percurso, o fogo olímpico foi conduzido por 13 condutores que chegaram a ser ovacionados e ouvirem gritos de “É ouro!”.
O primeiro a conduzir o símbolo na cidade foi o enxadrista Fábio Pessoa, de 32 anos, que mora na cidade de Piracuruca. Com uma prótese na perna direita, foi ele quem conduziu a Tocha nos primeiros 200 metros.
- Não dá para descrever a sensação de ser o primeiro a conduzir a Tocha na minha cidade que eu tanto amo. E uma grande emoção que vem de dentro. Estou feliz por representar a minha cidade para conduzir esse símbolo que é tão importante no mundo - comentou Fábio.
Nas ruas da cidade de Piracuruca, muita festa e alegria. Teve gente que se fantasiou de índio e boiadeiro. O que não faltou também foi a presença de crianças, que durante todo o passeio da Tocha pela cidade festejavam o momento.
No Piauí, o Tour da Tocha chegou ao 39º dia. O revezamento acabou em Teresina, cidade onde a cerimônia teve protestos.
E se não bastasse a emoção em Sete Cidades, em Teresina a tocha olímpica caiu na capoeira do mestre Albino, que se empolgou. Veja no vídeo:
Vídeo Mestre Albino
Fonte: www.globoesporte.globo.com