Últimas

AO VIVO | APOIE

Escola de Piracuruca comemora Dia do Folclore

terça-feira, 23 de agosto de 2016
 
O Dia do Folclore foi comemorado, no último sábado (20), na Unidade Escolar Raimundo Nonato da Trindade. A comemoração acontece há três anos, envolvendo os alunos, os pais e a comunidade. Durante o evento, várias apresentações de danças, como as cantigas de rodas (o cravo e a rosa e a linda rosa juvenil), samba, country, a dança da preguiça e o aniversário “surpresa do saci” - que falava sobre todos os personagens das lendas, a Cuca, o Boitata, Curupira, Iara, bumba meu boi -, e os lobisomens e as bruxinhas. Além disso, leituras de cordel e apresentação do grupo de capoeira escravos brancos completaram a festa.

De acordo com a diretora da U. E Raimundo Nonato da Trindade, Simone Negreiros, a festa só foi possível porque a escola conta com uma equipe unida. “Visamos ao mesmo objetivo de ensinar e de colaborar com o processo que é a Educação. E também temos pais que estão sempre lado a lado com a nossa escola. Também não podemos deixar de enfatizar o trabalho da coordenadora Maria dos Remédios, que preparou todos os adereços da festa com muito carinho”, afirma a diretora.
Simone Negreiros deixou ainda um agradecimento. “Só temos que agradecer a todos que estiveram presentes e que nos ajudaram. Sem esquecer, é claro, da secretária de Educação, Rayanne Fernanda, que sempre nos ajuda em momentos como este. O nosso muito obrigado a todos”, conclui Negreiros.

O Dia do Folclore é festejado em 22 de agosto porque nessa data, em 1846, que o inglês William John Thoms lançou a palavra "folclore", composta por duas expressões: "folk" - do inglês que significa povo, e "lore" que significa estudo ou aquilo que faz o folk.
No Brasil, o Congresso Nacional oficializou a data em 1965 e, a partir disso, todo dia 22 de agosto é destinado à comemoração do folclore brasileiro. Na comemoração aparecem as principais influências dos povos formadores do país que atuaram no desenvolvimento e manutenção das manifestações folclóricas do brasileiro. Assim, há a influência do índio, do negro e do branco.
Fonte: ASCOM