O Piauí é o estado com maior número de infrações por vício de quantidade nas bombas dos postos de combustíveis, segundo o boletim “Fiscalização do Abastecimento Nacional de Combustíveis” realizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e divulgado nesta sexta-feira (9).
No primeiro semestre de 2016, a fiscalização lavrou em todo país 89 autuações motivadas por bomba medidora com vício de quantidade, mais conhecido como ‘bomba-baixa’. O Piauí é o estado com maior representatividade dessa irregularidade com 10% das infrações, muito acima da média nacional que é de 3%.
Quando se trata de infrações por qualidade, que significa comercializar ou armazenar produto não conforme com a especificação, o Piauí cai para sexta posição, mas ainda acima da média nacional, que neste caso é de 12%.
No Piauí foram realizadas 47 ações de fiscalização com 21 autos de infração lavrados em cinco municípios. Em julho três postos de combustíveis foram interditados pela ANP`em Teresina. Na época, haviam sido fiscalizados 40 estabelecimentos e 90% deles de todos eles foram multados.
Em Teresina, no mês de julho, três postos de combustíveis foram interditados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Fonte: G1