O programa Profissão Repórter, da Rede Globo, que foi ao ar na noite desta quarta-feira (07/06) mostrou a situação precária e condições de detentos em vários presídios pelo Brasil.
Repórter teve acesso aos dententos pelo matagal |
Entre os que foram apresentados estão as Penitenciárias do Piauí Colônia Agrícola Major Cezar, no município de Altos, e o presídio da cidade de Esperantina. O repórter chegou a entrar pelo matagal e teve acesso aos detentos, que disseram que é comum que alguns até fujam.
O programa mostrou primeiro a situação dos detentos da Major Cezar, que vivem com pouca higiene e em celas escuras e molhadas. O repórter Estevam Muniz mostrou que os presidiários tomam café em sacos plásticos e que a saúde deles está sempre em risco.
Repórter entrevistou envolvidos com a situação carcerária no Piauí |
No segundo bloco o programa foi a Penitenciária de Esperantina, a duas horas de Teresina, onde mostrou que a capacidade do presidio é de 157, mas está com 372, além de destacar que apenas 5 agentes penitenciários fazem a segurança do presídio.
Mas o destaque da reportagem foi para um surto de sarna que se alastra pelo presídio, que já atingiu 150 detentos, além do próprio diretor. O repórter também mostrou a sujeira e a falta de atenção aos detentos contaminado com a doença.
Fonte: www.oitomeia.com.br | www.g1.globo.com