primeiro caso de morte por Febre do Nilo Ocidental foi confirmado no Brasil. O paciente estava internado na cidade de Piripiri, no Piauí, e morreu em decorrência da evolução da doença.
De acordo com informações da TV Cidade Verde nesta terça-feira (23), O caso foi registrado em 2017, mas somente agora as autoridades confirmaram que a morte do paciente ocorreu em virtude do contágio da doença.
A Febre do Nilo Ocidental é uma infecção viral causada por um vírus e transmitida por meio da picada de mosquitos comuns, principalmente do gênero culex. É originária do Egito, no Norte da África e cerca de 80% dos casos em humanos não costumam apresentar sintomas iniciais.
Apenas 20% dos casos apresentam sintomas comuns de gripe, como fadiga, febre, dores de cabeça e musculares, em raridade somente 1% dos portadores ficam gravemente doentes sendo mais comum atingir idosos, como foi o caso do paciente que veio a óbito na região interiorana do Piauí.
Vale ressaltar que em 2014 o estado foi o pioneiro do país a registrar o primeiro caso de Febre do Nilo, também no interior piauiense. Um trabalhador rural apresentou sequelas motoras, após ter a doença diagnosticada.
Fonte: Cidade Verde