Fonte: G1
O Hospital da Polícia Militar do Piauí começou a receber desde as 13h desta quarta-feira (1º) casos suspeitos de Covid-19. A unidade fica localizada em Teresina, mas fará o atendimento de pacientes de todo o estado exclusivamente no combate ao coronavírus. Há 40 leitos clínicos e três leitos de estabilização.
De acordo com o secretário estadual de saúde, Florentino Neto, toda a adaptação do hospital foi feita em 15 dias. "Nos últimos 15 dias preparamos o HPM para ser hospital sentinela no estado, com leitos clínicos e de estabilização, mas teremos também leitos de UTI. É um hospital de rede estadual que fará parte da rede de combate à Covid-19", disse.
Alderico Tavares, superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, explicou que o hospital ainda deve ampliar a quantidade de leitos durante seu funcionamento. Ele disse ainda que o hospital receberá apenas pacientes regulados da rede estadual e também municipal de saúde, tanto de Teresina quanto do interior.
"O hospital vai atender à rede da capital e do estado, como já foi divulgado pras secretarias, órgãos de controle e ficamos honrados de apresentar essa estrutura preparada em 15 dias", disse.
Leandro Ponce, diretor Técnico do HPM, disse que o hospital seguirá protocolos para evitar contaminação entre pacientes e funcionários.
"Foi um grande esforço da equipe para receber pacientes acometidos pela Covid-19 e tem estrutura ampla, funcionários com entrada e saída diferentes e pacientes com entrada exclusiva, atendidos da melhor forma e esperamos atender aos anseios da população em um momento tão difícil", explicou ele.