Secretária da Saúde de Piracuruca, Adriana Fontenele, falou nesta terça-feira, 14, sobre a transferência na divulgação diária dos boletins epidemiológicos informativos da luta contra o Coronavírus.
Secretária, Adriana Fontenele. - “Em nenhum momento, a Secretaria de Saúde do Município de Piracuruca deixou de ser transparente com a nossa população. O nosso boletim é divulgado diariamente, embora dependa do estado também, já que muitas vezes temos resultados que aguardamos do LACEN, que é o laboratório do estado. Mas nós só temos acesso aos resultados das pessoas que dão entrada nos nossos serviços de saúde, que são notificadas por nossos serviços.”
Ainda segundo a secretária, pacientes que são atendidos na atenção básica, no pronto-socorro ou no hospital municipal, são notificados e acompanhados pelo município até que o caso seja fechado. Ou seja, os casos nos quais o paciente busca atendimento ou realiza exames em outro município, são notificados pela SESAPI (Secretaria de Estado da Saúde do Piauí). Desse modo, o município só notifica o caso após o repasse do resultado do Estado, o que pode gerar divergência de números entre o boletim diário da secretaria municipal de saúde e o da SESAPI, como ocorreu na divulgação do teste positivo de uma mulher de 28 anos.
- “Essa pessoa não passou pelo serviço do município. Ela notificou em outro município, mas a residência dela é Piracuruca, então por isso que ela apareceu no boletim do estado como sendo de Piracuruca”, afirmou Adriana Fontenele.