Pelo menos 26 detentos da penitenciária mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba (a 340 km de Teresina), cinco policiais militares e cinco policiais penais testaram positivo para a Covid-19. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual da Justiça (Sejus) nesta quinta-feira(11).
De acordo com a Sejus, os presos apresentam sintomas leves e estão isolados após receberem atendimento médico. Os policiais foram afastados e também estão cumprindo os protocolos de isolamento.
A Sejus afirma que das 12 unidades prisionais em todo o Estado, somente a de Parnaíba tem casos da doença.
Ainda no mês de maio, dois presos da operação Delivery da Polícia Federal que haviam sido enviados para a penitenciária Irmão Guido também testaram positivos, mas não tiveram contato com os outros detentos e foram retirados do presídio.
Segundo a Sejus, eles foram liberados pela Justiça para cumprirem prisão domiciliar e passando menos de uma semana no sistema prisional.
Na última sexta-feira(05), o policial penal Nilton Tupinambá, de 49 anos, morreu após ser internado um dia antes no Hospital Dirceu Arcoverde em Parnaíba. Ele havia trabalhado na quarta-feira(03) e saído do plantão na quinta pela manhã, quando começou a passar mal. A suspeita é que seria Covid. A Sejus, no entanto, alega não ter recebido ainda nenhuma confirmação por parte do hospital sobre o assunto. [Sejus]